Título
“Eu sei screvé bonito com caneta…divagarinho, divagarinho…”: estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos
Autor
Signorello, Anna Lina
Resumo
pt
A investigação apresenta um estudo de caso sobre um projeto de educação não formal de adultos,
especificamente de alfabetização e literacia em português língua não materna.
A investigação pretende refletir as respostas dadas por um grupo voluntário e coletivo do ponto
de vista social e educativo junto da comunidade em que atua. Do ponto de vista teórico, o estudo
apresenta a alfabetização e a(s) literacia(s) enquanto competências e práticas ligadas com o contexto
social. Na pesquisa foram considerados três elementos de análise: os educandos, o grupo dos
educadores e as aulas. As metodologias qualitativas adotadas foram entrevistas semidiretivas junto
de cinco educandas e um educando, procurando entender os perfis sociolinguísticos e
sociodemográficos, assim como as perceções sobre o projeto. Complementarmente, através da
análise dos relatos das aulas, procurou-se entender quais aspetos que os educadores valorizam assim
como o desenvolvimento das aulas ao longo do tempo.
Os educandos apresentam uma grande variedade de línguas conhecidas e diferentes níveis de
literacia, sendo que existem no grupo pessoas alfabetizadas e pessoas iliteratas. Conclui-se que o
projeto do grupo voluntário proporciona possibilidades de contatos linguísticos em português e
práticas de literacia contextualizadas nas vidas dos educandos. A sociabilidade representa um fator
muito valorizado pelas educandas e a motivação em aprender é significativa. As disponibilidades do
grupo de voluntários constitui a principal condicionante para o desenvolvimento necessário de um
processo de alfabetização e literacia numa língua não materna, ainda que se observe que as atuais
práticas de ensino proporcionam aprendizagens reconhecidas pelos educandos.
en
This investigation presents a case study regarding a project of adult education in alphabetization and
literacy in a non-native language. The investigation aims to reflect the responses of a volunteer
collective group from a social and educational point of view. The theoretic frame analyses
alphabetization and literacy as skills and practices connected with the social environment and its
relevance in educational context. Within the research, it has been considered three elements: the
students, the group of educators and the classes. The methodology adopted were semi-structured
interviews with five women and one man, to understand their sociolinguistic and sociodemographic
profiles as well as their perceptions about the project. In addition, through the analysis of class
reports, it was sought to understand the development of the classes over the time and which aspects
educators value.
It was noticed that students speak a wide variety of languages and there are different levels of
literacy skills. The results of the study show that the group provides opportunities for language
contacts in Portuguese and literacy practices contextualized in students’ life. Sociability represents a
highly valued factor, and it is seen that the learning motivation for reading and writing is significant.
The availability and organization of the volunteer group do not present the best conditions for
developing alphabetization and literacy in a non-native language, even though it is observed that the
current teaching practices provide learning recognized by the students.