Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

A literacia no quotidiano dos jovens no concelho da Praia

Autor
Pereira, Ana Paula Barros
Resumo
pt
A literacia tem sido definida, segundo alguns estudos, como “a capacidade de utilizar, na sociedade, material escrito e impresso para atingir os próprios objectivos e para desenvolver o seu próprio conhecimento e as suas próprias capacidades”. (Delgado-Martins, 2000:20). Esta competência, indispensável na realização de múltiplas tarefas, afigura-se como sendo fundamental na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento, visto que o desenvolvimento dos países e da humanidade não é possível sem populações cada vez mais qualificadas e com níveis de competências mais elevados, concretamente de literacia. Nesta investigação, procurou-se compreender as práticas quotidianas de literacia dos jovens do concelho da Praia, Cabo-Verde. O trabalho empírico, que será apresentado nos últimos capítulos, foi realizado, especificamente, em duas escolas secundárias entre alunos do 7º - 12º ano, duas bibliotecas, praças e Centro de Formação e Juventude. A metodologia adoptada na recolha dos dados baseia-se na abordagem intensiva, tendo sido aplicado um guião de entrevista dirigido a um grupo de jovens (dos 15 aos 35 anos) e a interlocutores directos, nomeadamente professores, e realizada observação directa das práticas dos jovens, o que permitiu conhecer e analisar os seus comportamentos e atitudes em relação à leitura e escrita.
en
Literacy has been defined, according to some studies, as "the ability to use, written and printed materials in society to achieve people own objectives and to develop their knowledge and their own capabilities." (Delgado-Martins, 2000:20). This competence which is indispensable in performing multiple tasks is fundamental to be witnessed as the Information Society and Knowledge, given that the progress of countries and humanity is not possible without people increasingly skilled and higher skills levels, specifically literacy. In this research, we sought to understand the everyday practices of youth literacy in the municipality of Praia in Cape Verde islands. The empirical work to be presented in later chapters was held specifically in two secondary schools with students ranging from 7th to 12th grade, in two libraries, parks and Training Centre. The methodology of data collection is based on intensive approach and an interview guide addressed to a group of young (age ranging from 15 to 35 years) and direct stakeholders, including teachers, and conducted direct observation of the practices of youth, which helped to identify and analyze their behaviors and attitudes toward reading and writing. This study is structured in two parts: The first one deal with the theoretical-conceptual and the second one intended for analysis, discussion and presentation of empirical data collected.

Data

04-fev-2013

Palavras-chave

Cabo Verde
Cape Verde
Education
Literacia
Escolaridade
Competências -- Skills
Conhecimento -- Knowledge
Alfabetização -- Literacy
Sociedade -- Society

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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