Título
A linkedin content plan for a cleantech startup Annea, Portugal
Autor
Sultanova, Dana
Resumo
pt
A pandemia do Covid-19 teve um impacto significativo no mercado B2B, transferindo numerosas
reuniões e conferências presenciais para o espaço digital. Esta nova realidade poderia ser benéfica
para os startups ágeis uma vez que estas se livraram dos elevados custos de viagem e poderiam ser
criativas e proactivas nos meios de comunicação social. O LinkedIn, sendo a plataforma mais
reconhecida para a captura de leads B2B, tornou-se uma plataforma de partilha de conteúdos B2B.
Este projeto é elaborado em colaboração com uma empresa alemã do setor de cleantech, ANNEA. O
objetivo é desenvolver um plano de conteúdo do LinkedIn e analisar a sua eficiência. Neste projeto,
foi introduzido o conceito de inbound marketing. Foi utilizado como base teórica para a criação de
conteúdos B2B. O LinkedIn Sales Navigator foi utilizado como um instrumento de apoio à abordagem
de social listening, que faz parte do conceito de inbound marketing. Após o desenvolvimento e
implementação do plano de conteúdo do LinkedIn, as principais métricas do LinkedIn foram reunidas
e analisadas.
A análise mostra que a taxa de compromisso aumentou após a implementação da abordagem descrita
(em 60%). Contudo, outras métricas importantes como Reacções e Cliques diminuíram, enquanto que
as Acções se mantiveram ao mesmo nível. Os tópicos com melhor desempenho foram recomendados
para a continuação da criação de conteúdos. Estes incluem sustentabilidade e energia verde. Também
se recomendou a utilização de mais conteúdos visuais em mais publicações e a apresentação de mais
exemplos de utilização de energia verde por famílias e indivíduos.
en
The Covid-19 pandemic impacted the B2B market significantly, transferring numerous in-person
meetings and conferences into the digital space. However, this new reality can be really beneficial for
agile startups and small companies, as they can decrease the high travel costs and can be creative and
proactive on social media instead. LinkedIn, being the most recognised platform for B2B lead
capturing, has become a B2B content sharing platform as well.
This in-company project is carried out in collaboration with the German cleantech startup ANNEA. The
purpose of this work is to develop a LinkedIn content plan and analyse its efficiency. In this project the
inbound marketing concept was introduced. It was used as a theoretical underpin for B2B content
creation. LinkedIn Sales Navigator was used as an instrument to support a so-called social listening
approach, which is a part of an inbound marketing concept. After the LinkedIn content plan for ANNEA
was developed and implemented, the main LinkedIn metrics were gathered and analysed.
The analysis shows that the engagement rate increased after the implementation of the described
approach (by 60% from October 2020 to June 2021). However, other important metrics like Reactions
and Clicks decreased, while Shares stayed at the same level. The best-performing topics were found
and recommended for the further content creation. They include sustainability and green energy, as
well as offshore wind energy development. It was also recommended to use more visuals in further
posts and showcase more examples of green energy usage by households and individuals.