Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Comunicação estratégica nas instituições públicas culturais: Um plano comunicacional para a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Autor
António, Inês Farinha Santos Alves
Resumo
pt
Este trabalho de projeto consiste na demonstração da importância da comunicação estratégica nas instituições públicas culturais, através da elaboração de um plano de comunicação. A relevância deste tema justifica-se pelo número reduzido de investigações sobre a implementação e o funcionamento da Comunicação Estratégica nas instituições públicas, especialmente, de natureza cultural. A escolha da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema como objeto de estudo deste projeto justifica-se pela inexistência de estudos sobre a gestão das instituições de património cinematográfico e por ser uma instituição cultural pública, com características muito peculiares, tutelada pelo Ministério da Cultura com autonomia nas áreas de administração, de finanças e de património. A metodologia escolhida para este projeto foi mista - quantitativa e qualitativa - orientada para a Cinemateca Portuguesa: análise documental; entrevistas aos profissionais do Gabinete de Relações Públicas, Comunicação e Imagem e à Direção; e inquérito por questionário aos Amigos da Cinemateca. No final, é proposto um plano de comunicação ilustrativo adequado às caraterísticas intrínsecas da Cinemateca e que promova estratégias de Mediação e Desenvolvimento de Públicos.
en
This project consists in exposing the importance of strategic communication in public cultural institutions, through the elaboration of a communication plan. The relevance of this theme is justified by the reduced number of investigations about the implementation and functioning of Strategic Communication in public institutions, especially those of cultural kind. The choice of Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema as an object of research of this project is justified by the lack of studies on the management of cinematographic heritage institutions and because it is a public cultural institution, with very peculiar characteristics, supervised by the Ministry of Culture with autonomy in the areas of administration, finance and heritage. The chosen methodology is mixed - quantitative and qualitative - oriented towards the Cinemateca Portuguesa: document analysis; interviews with professionals from the Office of Public Relations, Communication and Image and the administration; and a questionnaire survey for Amigos da Cinemateca. In the end of this project, it's proposed an illustrative communication plan suited to the intrinsic characteristics of the Cinemateca and which promotes Mediation and Audience Development strategies.

Palavras-chave

Comunicação estratégica -- Strategic communication
Instituições culturais públicas
Desenvolvimento de públicos
Património cinematográfico
Cultural public institutions
Audience development
Film heritage institution

Acesso

Acesso livre

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