Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Análise da estratégia de comunicação online do Festival Meo Kalorama 2023

Autor
Leitão, Inês Neffe
Resumo
pt
O Festival Meo Kalorama teve a sua primeira edição em Setembro de 2022. Antes disso, uma estratégia de comunicação surgiu para dar cara a este novo festival em Lisboa. Através desta pesquisa e recolha dos materiais de comunicação online, elabora-se uma análise sobre a comunicação deste festival. A metodologia escolhida para este estudo foi o método walktrough para o website e a análise de conteúdo online no Instagram do festival Meo Kalorama 2023. Todas as publicações foram analisadas entre o dia 3 de Junho até 7 de Setembro de 2023. Nesta pesquisa foi possível: 1) verificar as várias alterações que o website foi sofrendo ao longo do tempo, 2) identificar um exemplo de uma estratégia que contempla boas práticas de comunicação online, desde a criação de conteúdos frequentes e consistentes, o desenvolvimento de uma identidade visual e 3) compreender formas mais assertivas de comunicação com o público-alvo. Dos vários resultados, destacam-se alguns, nomeadamente: existe uma relação entre o número de publicações e o aumento ou diminuição do número de seguidores, as horas das publicações não são um fator determinante para o alcance do publico desejado e dá-se preferência à utilização de fotografias do que vídeos, o número de seguidores aumentou nos dias do festival, a marca mais vezes parceira nas publicações é a Meo, criaram-se novos destaques que não existiam anteriormente, publicaram-se mais stories nos dias do decorrer do festival maioritariamente com fotografias dos artistas e concertos e o mês com mais publicações foi Setembro.
en
The Meo Kalorama Festival had its first edition in September 2022. Before then, a communication strategy was developed to give this new festival in Lisbon a face. Through this research and the collection of online communication materials, an analysis is made of this festival's communication. The methodology chosen for this study was the walkthrough method for the website and the analysis of online content on Instagram for the Meo Kalorama 2023 festival. All publications were analysed between 3 June and 7 September 2023. This research made it possible to: 1) verify the various changes the website has undergone over time, 2) identify an example of a strategy that includes good online communication practices, from the creation of frequent and consistent content to the development of a visual identity and 3) understand more assertive ways of communicating with the target audience. Of the various results, some stand out, namely: there is a relationship between the number of publications and the increase or decrease in the number of followers, the time of publication is not a determining factor in reaching the desired audience and preference is given to the use of photographs rather than videos, the number of followers increased on the days of the festival, the brand most often partnered in the publications is Meo, new highlights were created that didn't exist before, more stories were published on the days of the festival, mostly with photographs of the artists and concerts, and the month with the most publications was September.

Palavras-chave

Redes sociais online
Festivais de música
Music festivals
Instagram
Cultura -- Culture
Media sociais -- Social media
Comunicação estratégica -- Strategic communication
Festivalização da cultura
Festivalization of culture

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo