Título
Análise da estratégia de comunicação online do Festival Meo Kalorama 2023
Autor
Leitão, Inês Neffe
Resumo
pt
O Festival Meo Kalorama teve a sua primeira edição em Setembro de 2022. Antes disso, uma
estratégia de comunicação surgiu para dar cara a este novo festival em Lisboa. Através desta
pesquisa e recolha dos materiais de comunicação online, elabora-se uma análise sobre a
comunicação deste festival.
A metodologia escolhida para este estudo foi o método walktrough para o website e a análise de
conteúdo online no Instagram do festival Meo Kalorama 2023. Todas as publicações foram
analisadas entre o dia 3 de Junho até 7 de Setembro de 2023.
Nesta pesquisa foi possível: 1) verificar as várias alterações que o website foi sofrendo ao longo
do tempo, 2) identificar um exemplo de uma estratégia que contempla boas práticas de
comunicação online, desde a criação de conteúdos frequentes e consistentes, o desenvolvimento
de uma identidade visual e 3) compreender formas mais assertivas de comunicação com o
público-alvo. Dos vários resultados, destacam-se alguns, nomeadamente: existe uma relação entre
o número de publicações e o aumento ou diminuição do número de seguidores, as horas das
publicações não são um fator determinante para o alcance do publico desejado e dá-se preferência
à utilização de fotografias do que vídeos, o número de seguidores aumentou nos dias do festival,
a marca mais vezes parceira nas publicações é a Meo, criaram-se novos destaques que não
existiam anteriormente, publicaram-se mais stories nos dias do decorrer do festival
maioritariamente com fotografias dos artistas e concertos e o mês com mais publicações foi
Setembro.
en
The Meo Kalorama Festival had its first edition in September 2022. Before then, a communication
strategy was developed to give this new festival in Lisbon a face. Through this research and the
collection of online communication materials, an analysis is made of this festival's
communication.
The methodology chosen for this study was the walkthrough method for the website and the
analysis of online content on Instagram for the Meo Kalorama 2023 festival. All publications were
analysed between 3 June and 7 September 2023.
This research made it possible to: 1) verify the various changes the website has undergone over
time, 2) identify an example of a strategy that includes good online communication practices,
from the creation of frequent and consistent content to the development of a visual identity and
3) understand more assertive ways of communicating with the target audience. Of the various
results, some stand out, namely: there is a relationship between the number of publications and
the increase or decrease in the number of followers, the time of publication is not a determining
factor in reaching the desired audience and preference is given to the use of photographs rather
than videos, the number of followers increased on the days of the festival, the brand most often
partnered in the publications is Meo, new highlights were created that didn't exist before, more
stories were published on the days of the festival, mostly with photographs of the artists and
concerts, and the month with the most publications was September.