Título
Analyzing the warehouse location decision-making process in the era of e-commerce
Autor
Arias Romero, Juan Diego
Resumo
pt
A evolução e a adoção do e-commerce mudaram a forma como as empresas tomam decisões sobre
a localização de armazéns. Mudanças no comportamento do cliente impactaram a cadeia de
suprimentos, resultando em tomadores de decisão reavaliando os melhores critérios para selecionar
um local de armazém ideal que atenda à demanda da plataforma de e-commerce. Este estudo
pretende compreender o estado atual dos critérios de avaliação das SME portuguesas na era do
comércio eletrónico. A literatura deste estudo inclui comércio eletrônico, comportamento do
cliente, cadeia de suprimentos de comércio eletrônico, localização de armazéns, SDD e estruturas
de tomada de decisão para localização de armazéns (TOPSIS, AHP e ELECTRE). Adicionalmente,
após a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco SME portuguesas, este estudo utiliza
a Análise Temática para examinar e encontrar conceitos com significado frequente que são usados
para o desenvolvimento de três temas. Esses temas são: Recurso a fornecedores para
armazenamento e entrega de produtos, Priorização de velocidade de entrega e proximidade com
os clientes, e Consideração para melhoria na estrutura de tomada de decisão.
en
The evolution and adoption of e-commerce have changed how businesses make decisions
regarding warehouse location. As a consequence, shifts in customer behavior have impacted the
supply chain, resulting in decision-makers reassessing the best criteria for selecting an optimal
warehouse location that fulfills demand from the e-commerce platform. This research intends to
understand the current state of criteria assessment for Portuguese SMEs in the e-commerce era.
The literature of this paper includes E-commerce, Customer Behavior, E-commerce Supply Chain,
Warehouse Location, Same Day Delivery, and Decision-Making Frameworks for Warehouse
Location (TOPSIS, AHP, and ELECTRE). Additionally, after conducting semi-structured
interviews with five Portuguese SMEs, this study uses Thematic Analysis to examine and find
concepts with frequency in meaning which are used for the development of three themes. These
themes are: Resorting to suppliers for storage and delivery of products, Prioritizing speed of
delivery and proximity to customers, and Consideration for improvement in decision-making
structure.