Título
Relação escola-família na gestão escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela
Autor
Faustino, Manuel David
Resumo
pt
O presente estudo aborda o tema relacionado com a relação escola-família na gestão escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela. Tendo como problema de investigação: como se dá a relação escola – família a partir da gestão escolar, como estudo de caso no Iº Ciclo do ensino secundário do município de Benguela/ Angola? O objetivo geral visou analisar a relação escola-família na gestão escolar como um estudo no Iº Ciclo do ensino secundário nas escolas em estudo. A pesquisa é do tipo descritiva, com enfoque misto, pois utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para o alcance dos objectivos foram utilizados métodos teóricos como a pesquisa bibliográfica, analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, e como métodos empíricos utilizou-se o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista, auxiliados pelo procedimento matemático-estatístico. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo apontam que a relação escola – família, é positiva no que concerne ao acompanhamento, interacção e colaboração no processo de gestão escolar. Porém, é necessário que a escola evidencie esforços promovendo actividades estratégicas no sentido de atrair a atenção dos pais e encarregados de educação para fortificar as relações e, contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
en
This study addresses the issue related to the school-family relationship in school management: Case study in the 1st cycle of secondary education in the municipality of Benguela. Having as a research problem: how is the school-family relationship based on school management, as a case study in the 1st Cycle of secondary education in the municipality of Benguela/ Angola? The general objective aimed to analyze the school-family relationship in school management as a study in the 1st Cycle of secondary education in the schools under study. The research is descriptive, with a mixed focus, as a qualitative and quantitative approach was used. To achieve the objectives, theoretical methods were used, such as bibliographical, analytical-synthetic and inductive-deductive research, and as empirical methods, the questionnaire survey and the interview inquiry were used, aided by the mathematical-statistical procedure. The results obtained from the field research indicate that the school-family relationship is positive with regard to monitoring, interaction and collaboration in the school management process. However, it is necessary that the school demonstrate efforts by promoting strategic activities in order to attract the attention of parents and guardians to strengthen relationships and contribute to the development of the teaching-learning process.