Título
Relação escola-família: (Mu)danças, perspectivas e expectativas: O “olhar” do professor do 1º ciclo do ensino básico, do concelho de Azambuja
Autor
Brito, Zília Alexandra dos Reis
Resumo
pt
Se antes a escola e a família tinham objectivos que aparentemente não se
relacionavam, actualmente são consideradas agências de socialização distintas, com
objectivos complementares. O papel socializador da família torna-se difuso e a
responsabilidade da educação passou a estar dividida entre família e escola. A modernidade e
a coeducação, proporcionam à família e à escola objectivos comuns, se a família vai
penetrando cada vez mais nos espaços escolares, também esta vem alargando a sua
intervenção. A educação escolar tornou-se um modo de educação nas sociedades modernas
democráticas. A educação e a família diferenciaram-se e especializaram-se. Também a
alteração do modo de produção económica proporcionou mudanças na vida familiar, o
sistema educativo tornou-se um instrumento de trabalho e a educação um instrumento
comunicacional, social e histórico.
Nos últimos anos, o país tem assistido à formulação de políticas educativas e de
variadas reformas no sistema educativo, muitas das quais com o objectivo primordial do
desenvolvimento da participação e cooperação entre escola e família.
en
If before the school and the family had objectives that apparently they did not become
related, currently are considered distinct agencies of socialization, with complementary
objectives. The socialization paper of the family becomes diffuse and the responsibility of the
education started to be divided between family and school. Modernity and the coeducation
provide to the common objectives family and to the school, if the family more goes
penetrating each time in the pertaining to school spaces, also this comes widening its
intervention. The pertaining to school education became a way of education in the democratic
modern societies. The education and the family had been differentiated and specialized. Also
the alteration in the way of economic production provided changes in the familiar life, the
educative system became a work instrument and the education a communicational, social and
historical instrument.
In recent years, the country has attended the formularization of educative politics and
of varied reforms in the educative system, many of which with the primordial objective of the
development of the participation and cooperation between school and family.