Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Reação à comunicação de interesse público: Análise das respostas do público às partilhas Covid-19 no Facebook da Direção Geral da Saúde

Autor
Coelho, Renata Joana dos Santos
Resumo
pt
As redes sociais são uma das maiores vias de debate sobre o contexto circundante. Num mundo que enfrenta uma pandemia inédita, estas são um recurso fundamental para a comunicação quer das entidades institucionais, quer do público. O principal objetivo desta dissertação é compreender a reação do público à divulgação dos dados da Covid-19, contribuindo assim para uma análise da eficácia da estratégia de comunicação de risco do Ministério de Saúde da República Portuguesa. Tendo em vista testar as hipóteses desenvolvidas, procedeu-se a uma análise de texto, utilizando o método qualitativo. Recorreu-se ao software MAXQDA para se realizar a análise de conteúdo e categorização dos 3219 segmentos recolhidos. O presente estudo conclui que o público inicia o diálogo nas redes sociais dos meios oficiais, envolvendo-se em debate com outros internautas, mas que não obtém semelhante resposta da organização que produziu os conteúdos. Este mesmo público revela ainda níveis de incompreensão e de insatisfação significativos.
en
Social media are one of the major avenues for debate on our surrounding environment. In a world facing an unprecedented pandemic, these are a key resource for communication both for institutional entities and for the public. The main objective of this dissertation is to understand the public reaction to the dissemination of Covid-19 data, thus also contributing to an analysis of the effectiveness of the risk communication strategy of the Ministry of Health of the Portuguese Republic. In order to analyse the developed hypotheses, a text analysis was performed, using the qualitative method. The MAXQDA software was used for content analysis and categorization of the 3219 segments collected. This study concludes that the public initiates dialogue on the social networks of official media, gets involved in the debate among internet users, but does not obtain a similar response from the organization that produced the contents. This same public also reveals significant levels of misunderstanding and dissatisfaction.

Palavras-chave

Health communication
COVID-19
Media sociais -- Social media
Comunicação de interesse público
Comunicação de saúde
Opinião pública -- Public opinion
Public interest communication

Acesso

Acesso livre

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