Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

A paisagem cultural de Sintra e as estratégias de comunicação digitais na promoção da Quinta da Regaleira

Autor
Videira, Beatriz Monteiro
Resumo
pt
Desde a sua difusão nos anos 90 do século XX, impulsionada pela rede internacional da Internet, a vertente digital tem adquirido um papel cada vez mais relevante nas sociedades e organizações responsáveis pela transmissão de cultura. A função de desenvolver soluções tecnológicas práticas para a população progrediu para a criação de ferramentas que, contribuem para a melhoria de acervos, cujo propósito envolve a criação de experiências entre os equipamentos culturais e o público-alvo. Compreendendo o universo digital como um fator de aproximação com o visitante, este tem-se tornado um elemento cada vez mais integrado nos objetivos organizacionais, por forma a desenvolver instrumentos incentivadores à modernização e vantagem competitiva. Será então possível designar uma estratégia digital que permitirá obter sucesso nas missões de comunicação, divulgação e preservação, quando manuseada corretamente. Para este objetivo, tornou-se evidente a relevância das plataformas virtuais, cujas características de instantaneidade, acessibilidade e alcance, influenciam a incorporação em funções patrimoniais. Desta forma, os equipamentos culturais serão beneficiados pela criação de comunidades virtuais que originam espaços de participação, partilha de conhecimentos, divulgação e comunicação com os visitantes, sem que isso afete as missões presenciais. O reconhecimento deste contexto, sobretudo durante um período decisivo para as adaptações digitais, tal como foi o período pandémico da Covid-19 (2020-2021), influenciou a investigação da presente dissertação académica, focada no impacto que as estratégias do universo digital terão sobre as funções de comunicação e promoção do sítio monumental da Quinta da Regaleira, um dos fatores de atratividade turística e cultural mais revelantes da Vila de Sintra.
en
Since its diffusion in the 1990s, driven by the international Internet network, the digital component has acquired an increasingly relevant role in societies and organizations responsible for transmitting culture. The function of developing practical technological solutions for the population has progressed to the creation of tools that contribute for the improvement of collections, whose purpose involves creating experiences between cultural facilities and the target audience. Understanding the digital universe as a factor of proximity with the visitor, it has become an increasingly integrated element in organizational objectives, in order to develop instruments which, encourage modernization and competitive advantage. It will then be possible to appoint a digital strategy that will enable successful missions of communication, promotion and preservation, when handled correctly. To this end, the relevance of digital online platforms has become clear, as their instantaneous, accessible and far-reaching characteristics influence their incorporation into heritage functions. In this way, cultural facilities will benefit from the creation of digital communities which create spaces for participation, knowledge sharing, promotion and communication with visitors, without this affecting presential missions. Recognizing this context, especially during a decisive period for digital adaptations, during the Covid-19 pandemic (2020-2021), influenced the research for this academic dissertation, which focuses on the impact that digital strategies will have on the communication and promotion functions of the Quinta da Regaleira monumental site, one of the most relevant tourist and cultural attractions in the town of Sintra.

Data

05-dez-2023

Palavras-chave

Comunicação digital
Digital communication
Equipamento cultural
Cultural facilities
COVID-19
Media sociais -- Social media
Pandemia -- Pandemic
Quinta da Regaleira
Promoção cultural
Cultural promotion

Acesso

Acesso livre

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