Título
Amazon's Alexa critical genealogy through the imagery of women and machine in science fiction cinema
Autor
Álvares, Mariana Pontual Braga e
Resumo
pt
Com o objetivo de melhor compreender o fenômeno de genderização de tecnologias de
consumo presentes hoje no mercado, como as digital voice assistants (DVAs), esta dissertação
examina as possíveis interseções socioculturais entre gênero e tecnologia presentes no
imaginário do cinema de ficção científica. Para isso, foi realizada uma análise de discurso
foucauldiana em dez filmes de longa metragem deste gênero artístico, que é muito caro ao
feminismo especialmente a partir da sua terceira onda, estabelecendo um paralelo intertextual
a partir das respostas programadas em algumas das mais populares DVAs disponíveis
atualmente, como Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple. Esta dissertação desafia o argumento de
que a genderização da tecnologia é um fenômeno tão recente quanto essas novas tecnologias
e que pode ser explicado apenas do ponto de vista da experiência do usuário. Para este efeito,
traça-se uma genealogia da Alexa com base nas ideias propostas por Michel Foucault, expondo
os jogos de poder por detrás dessas construções de gênero dentro e fora do cinema. Nesse
sentido, foram identificadas e examinadas três categorias principais de análise de discurso que
estão presentes e se repetem não apenas na amostra fílmica, mas também nas DVAs utilizadas
diariamente por milhões de consumidores ao redor do mundo. O estudo aponta para a
necessidade de superação das barreiras de gênero no acesso não apenas técnico, mas também
sociocultural, às tecnologias de forma geral.
en
In order to better understand the phenomenon of genderization of consumer
technologies, such as digital voice assistants (DVAs), present in the market today, this
dissertation examines the possible sociocultural intersections between gender and technology
present in the imaginary of science fiction cinema. To do so, a Foucauldian discourse analysis
was conducted on ten feature films in this artistic genre, which is very dear to feminism,
especially as of its third wave, drawing an intertextual parallel with the responses programmed
into some of the most popular DVAs available today, such as Amazon’s Alexa and Apple’s Siri.
This dissertation challenges the argument that the genderization of technology is a
phenomenon as recent as these new technologies and that it can be explained only from a
user experience point of view. With this objetive in mind, we trace a genealogy of Alexa based
on the ideas proposed by Michel Foucault, in an attempt to expose the power games behind
these gender constructions inside and outside of cinema. In this sense, we identified and
examined three main categories of discourse analysis that are present and repeated not only in
the filmic sample, but also in the DVAs used daily by millions of consumers around the world.
The study points to the need to overcome gender barriers in not only technical, but also
sociocultural, access to technologies in general.