Título
Employer branding no setor de IT: a perceção dos profissionais de IT sobre as dimensões de employer branding
Autor
Madalena, Maria Benedita Correia de Sampaio
Resumo
pt
Atualmente, o mercado de trabalho do setor de Tecnologia de Informação identifica-se
como o mais dinâmico e apresenta um crescimento exponencial no número de oportunidades
profissionais. No entanto, as empresas que se apresentam neste setor, pela escassez de capital
humano com qualificações para poderem executar as funções, necessitam de obter uma
vantagem competitiva, de forma a melhorar a atração de potenciais colaboradores e a retenção
dos colaboradores que se distinguem pelo seu elevado talento. Com o propósito de obter a
vantagem competitiva as empresas utilizam o processo de recrutamento e seleção, uma prática
de gestão de recursos humanos, para cumprir os objetivos estratégicos da organização. Portanto,
este estudo teve como intenção compreender de que maneira é percecionado o Employer
Branding de uma empresa portuguesa do setor de Tecnologia de Informação. O estudo,
realizado numa empresa, teve um total de 279 respostas de profissionais deste setor. Para este,
foi elaborado um questionário desenvolvido para recolher as perceções dos colaboradores. Teve
por base a escala utilizada na investigação acerca desta temática, Employer Branding. Os
resultados obtidos no estudo, a relação das dimensões de Emploer Branding com o desempenho
dos profissionais de IT e a intenção de turnover, não são os esperados e os modelos analisados
não demonstram capacidade significativa para explicar estas variáveis (i.e. desempenho dos
profissionais de IT 2020 e intenção de turnover).
en
Currently, the job market in the Information Technology sector identifies itself as the most
dynamic and presents an exponential growth in the number of professional opportunities.
However, companies that present themselves in this sector, due to the scarcity of human capital
with qualifications to the functions, need to obtain a competitive advantage, in order to improve
the attraction of potential employees and the retention of employees who are distinguished by
their high talent. To gain the competitive advantage over their competition, companies, in order
to meet organizational strategic objectives, use the recruitment and selection process, a practice
used in human resources management. Therefore, this study aimed to understand how the
Employer Branding of a Portuguese company in the Information Technology sector is
perceived. The study, conducted in a company, had a total of 279 responses from professionals
in this sector. For this, a questionnaire was elaborated to collect the perceptions of the
collaborators. It was based on the scale used in the research on this theme, Employer Branding.
The results obtained in the study on the relationship between variable performance 2020 and
the intention of turnover with the dimensions of Employer Branding are not as expected and
the analyzed models do not demonstrate statistically significant capacity to explain these
variables (i.e. performance 2020 and turnover intention).