Título
Employer branding em profissionais de cibersegurança
Autor
Nunes, Andreia da Silva
Resumo
pt
O employer branding é um processo estratégico de construção de imagem, que permite
às empresas que a implementam construir uma imagem de boa referência empregadora,
e atrair, sobretudo, perfis tecnológicos como os profissionais de cibersegurança, cuja
procura atualmente está a aumentar consideravelmente, gerando ainda mais significado
na capacidade de reter este tipo de talento, para a realização dos objetivos do negócio.
Atualmente, as empresas que têm a capacidade de se tornar referência no mercado de
trabalho passam por um processo de transformação bastante trabalhoso, que pode levar
tempo e exigir colaboração e recursos, ao invés de trazer grandes benefícios de longo
prazo em termos profissionais e comerciais, atraindo e retendo os melhores profissionais
em diferentes áreas, como cibersegurança. Com isso em mente, a fim de desenvolver uma
dissertação válida, com base literária, análise crítica qualitativa, análise quantitativa e
estatística, foi desenvolvida uma série de questões de pesquisa sobre os procedimentos
utilizados nas técnicas e instrumentos de recolha de dados, a fim de determinar a eficácia
da implementação do employer branding como estratégia de atração de talentos e
profissionais de cibersegurança na era atual. Para tal a presente investigação contou-se
com a participação de 12 participantes no estudo qualitativo e com cerca de 127
participantes no estudo quantitativo. Uma vez aplicadas estas últimas, torna-se
estatisticamente evidente que o employer branding é atualmente uma alternativa eficaz
para atrair e reter profissionais de cibersegurança.
en
Employer Branding is a strategic image-building process, which allows companies that
implement it to build an image of good employer reference, and to attract, above all,
technological profiles such as cybersecurity professionals, whose demand is currently
increasing considerably, still generating more meaning in the ability to retain this talent,
for the achievement of business objectives. Currently, companies that have the capacity
to become a reference in the job market go through a very laborious transformation
process, which can take time and require collaboration and resources, rather than bringing
great long-term benefits in professional and commercial terms, attracting and retaining
two best professionals in different areas, such as cybersecurity, a priority in this process.
With that in mind, to develop a valid dissertation, with a literary basis, qualitative critical
analysis, quantitative and statistical analysis, a series of research questions were
developed about the foramina used in the techniques and instruments of data collection,
in order to determine the effectiveness of implementing employer branding as a strategy
for attracting cybersecurity talent and professionals in the current era. For this, the present
investigation had the participation of 12 participants in the qualitative study and with
about 127 participants in the quantitative study. Once these last forms are applied, it
becomes statistically evident that employer branding is currently an effective alternative
to attract and retain cybersecurity professionals.