Título
Proposal and evaluation of online medical services expansion mode for specialties: a patient perceived value perspective
Autor
Zhang Zhemin
Resumo
pt
Verifica-se um grande desequilíbrio na distribuição dos recursos médicos chineses nas áreas urbanas e rurais, visto que a maioria dos recursos médicos está concentrada nas áreas urbanas. No contexto da promoção chinesa de "Internet + saúde médica", as instituições médicas são incentivadas a recorrer à Internet e a outras tecnologias de informação para expandir o espaço e o conteúdo dos serviços médicos, mas os pacientes em lugares remotos não têm escolha independente da plataforma de consulta.
Com base na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, teoria da perceção do cliente, teoria da sinergia, TAM e ACSIM, realizou-se a construção do modelo de satisfação do valor percebido de pacientes remotos, com serviços médicos online para especialidades. Considerou-se o hospital F como caso de estudo. A investigação fornece uma pesquisa empírica sobre o processo de reconstrução e redesenho de serviços de saúde online especializados, com base no valor percebido de pacientes remotos. Para obter as necessidades de valor percebido das visitas de pacientes remotos, neste estudo realizou-se uma pesquisa por questionário para entender as principais necessidades das visitas de pacientes remotos. Os resultados mostram que: contato social e respeito valor necessidade e > segurança e valor de sobrevivência necessidade > necessidade de valor próprio > valor de perdas de custo. Enquanto isso, os indicadores de avaliação preliminar do valor percebido dos pacientes são derivados com base nos resultados do questionário.
O objetivo principal do presente trabalho é verificar o efeito da implementação do modelo de acesso a serviços médicos especializados, baseada na Internet para pacientes remotos. O questionário pós-teste foi projetado para compreender o nível geral de valor percebido de pacientes remotos de serviços médicos online, incluindo o nível de facilidade de uso percebida, o nível de utilidade percebida, o nível de valor percebido, o nível de satisfação e o nível de sinergia. Entre eles, a utilidade percebida pontua mais alto. Verifica-se que o custo do novo modelo em termos de tempo, distância, despesa e energia foi reduzido significativamente.
Por meio da construção do modelo SEM, testaram-se as relações do caminho de dimensões relevantes, e o efeito mediador do modelo de satisfação de valor percebido de pacientes remotos, com serviços médicos online para especialidades.
en
There is a great imbalance and difference in the distribution of Chinese medical resources in urban and rural areas, as most medical resources are concentrated in urban areas. Against the backdrop of China’s promotion of "Internet + medical healthcare", medical institutions are encouraged to apply Internet and other information technologies to expand the space and content of medical services, but patients in remote places lack independent choice of consultation platform.
Based on the theory of Maslow's hierarchy of needs, customer perception theory, Synergy theory, TAM and ACSIM, the model building of remote patients' perceived value satisfaction with online medical services for specialties is hypothesized. Take F hospital as the subject, The research provides an empirical research on the process rebuilding and redesigning specialized online health services based on the perceived value of remote patients. To obtain the perceived value needs of remote patients’ visits, this study carries out questionnaire survey to understand the main needs of remote patients visiting. The results show that: social contact and respect value need > safety and survival value need > self-value need > cost losses value. Meanwhile, the preliminary evaluation indicators of patients' perceived value are derived based on the results of the questionnaire.
The research is mainly to verify the effect of the implementation of the Internet-based specialized medical partnership medical service access model for remote patients. The post-test questionnaire is designed to understand the overall level of remote patients’ perceived value of online medical services, including the level of perceived ease of use, the level of perceived usefulness, the level of perceived value, the level of satisfaction, and the level of synergy. Among them, the perceived usefulness scores the highest, It is found that the cost of the new model in terms of time, distance, expense, and energy has been significantly reduced.
The research, through building the SEM model, tests the path relationships of relevant dimensions and mediating effect of the model of remote patients’ perceived value satisfaction with online medical services for specialties.