Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Impacto da Covid-19 na experiência do colaborador no serviço de infeciologia do Hospital Curry Cabral

Autor
Caramelo, Raquel Filipa Rodrigues de Almeida
Resumo
pt
A pandemia Covid-19 transformou os sistemas de saúde em todo o mundo, evidenciando a vulnerabilidade a que diariamente estão sujeitos. Neste estudo, avaliar-se-á o impacto da Covid-19 na experiência dos enfermeiros do serviço de infeciologia do Hospital Curry Cabral. Os enfermeiros estão presentes no dia-a-dia do utente na prestação de cuidados, sendo um pilar fundamental para o seu bem-estar. Surgiu a necessidade de se readaptarem para combater a pressão que as unidades hospitalares estavam a sofrer. Foi aplicado um questionário à equipa de enfermagem, em pleno estado de emergência, com base no artigo “How Employee Engagement Matters for Hospital Performance” (Lowe, 2012). Pretendeu-se avaliar as dimensões enquadradas no ambiente de trabalho, nomeadamente as características da profissão, o desenvolvimento, o trabalho de equipa, a supervisão, a gestão e a organização em dois períodos diferentes: pré-pandemia e pandemia Covid-19. Por se tratar de amostras dependentes e emparelhadas, recorreu-se ao teste não-paramétrico Wilcoxon (1945). Os resultados revelam que a pandemia contribuiu para a insatisfação dos enfermeiros em certas variáveis, nomeadamente autonomia no exercício da profissão, balanço entre a vida pessoal/profissional, no investimento da carreira, na confiança e valorização por parte da organização. Por outro lado, o trabalho de equipa, a gestão e a supervisão são as dimensões que mais contribuem para o engagement dos colaboradores do serviço de infeciologia.
en
Covid-19 pandemic has led to substantial changes in health systems around the world, showing how vulnerable these can get on a daily basis. The purpose of this study is to assess the impact of Covid-19 pandemic in the employee experience of the nurses working at the Infectious Disease Department at Curry Cabral Hospital. Nurses are present in the patient's daily routine, providing health care and support, playing a crucial role for their well-being. There was a need to readapt to new conditions in order to face the pressure hospital units were subjected to. It was implemented a questionnaire to these healthcare workers, during Emergency State based on the article “How Employee Engagement Matters for Hospital Performance” (Lowe, 2012). We intended to assess the main aspects involved in the work environment, for instance, the job features, personal and professional development, teamwork, administration control, management and organization in two different periods: pre-pandemic and during the pandemic. By constituting two dependent and paired samples, the Wilcoxon non-parametric test (1945) was applied. It is possible to conclude that COVID-19 outbreak contributed to the discontentment of the nurses. For instance, in the ability to perform autonomously their job, the balance between their personal/professional life, the investment of their careers, the trust and appreciation by the organization where they work are some examples of these former variables. On the other hand, teamwork, administration and management of personnel are the aspects that contributed the most to the commitment of the professionals who work at the Infectious Diseases Department.

Data

24-mai-2022

Palavras-chave

Saúde
Health
Nurses
Employee engagement
Enfermeiro
COVID-19
Employee experience
Experiência do colaborador
Engagement do colaborador

Acesso

Acesso livre

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