Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

Valores e cinema: análise da avaliação de projetos de documentário em concursos de financiamento público (2007-2016)

Autor
Taborda, Maria João Santos Ataíde da Silva
Resumo
pt
Esta tese inscreve-se na área de produção sociológica que estuda a relação entre estruturas culturais e ação. Em concreto, procura-se observar, nos processos de avaliação artística, que sentidos são produzidos pelos atores em relação com o quadro normativo. Para tal, estuda-se as justificações que, ao longo de dez anos em Portugal, foram produzidas pelos júris de concursos públicos dos programas de apoio à criação cinematográfica para o género documentário. Para enquadrar a análise, mobilizam-se propostas teóricas sobre a questão dos valores e da sua institucionalização. Parte-se dos modelos teóricos sobre os valores (Nathalie Heinich) e a teoria da justificação (Luc Boltanski e Laurent Thévenot), para cruzar com a proposta do “programa forte” de sociologia cultural (Jeffrey C. Alexander) com apoio do conceito operativo de articulação (Hans Joas). Seguindo uma escala gradativa de observação, partindo do nível macrossociológico, são analisados os textos normativos internacionais que contribuem para configurar a relação entre o Estado português e o campo da produção cinematográfica enquadramento (focando sobretudo nos tratados e convenções do Conselho da Europa, UNESCO e União Europeia), a produção legislativa nacional, desde a criação do primeiro mecanismo público de apoio à criação cinematográfica, até aos atuais regulamentos dos programas de apoio à criação cinematográfica e, com maior profundidade, as avaliações realizadas pelos júris quanto ao critério designado por qualidade e potencial artístico e cultural dos projetos.
en
This thesis falls under the scope of the sociological study of the relation between cultural structures and action. Specifically, it aims to analyse, in the processes of artistic evaluation, which meanings are produced by the actors in relation to the normative framework. To this end, we investigated the justifications produced by the juries of public tenders for financial support to cinematographic creation for the documentary genre in Portugal, over a period of ten years. To frame the analysis, we mobilised theoretical proposals on values and their institutionalisation. Theoretical models on values (Nathalie Heinich) and justification theory (Luc Boltanski and Laurent Thévenot) are used as a starting point, aiming at crosschecking them with the "strong programme" in cultural sociology (Jeffrey C. Alexander), supported by the operative concept of articulation (Hans Joas). Following a gradual scale of observation, starting from the macro-sociological level, the analysis focuses on the international normative texts that contribute to frame the relationship between the Portuguese State and the field of film production (focusing mainly on the treaties and conventions of the Council of Europe, the UNESCO and the European Union), on the national legislation, from the creation of the first public mechanism to support cinematographic creation to the current regulations of support to film creation and, in greater depth, to the evaluations carried out by the juries regarding artistic and cultural quality and potential of the projects.

Data

12-jul-2022

Palavras-chave

Avaliação
Políticas culturais
Cultural policies
Arte
Art
Evaluation
Valores
Values
Cinema
Institucionalização
Normas
Documentário
Documentary
Norms
Articulação
Articulation
Institutionalisation
Justificação
Criatividade da ação
Justification
Creativity of action

Acesso

Acesso livre

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