Título
Serviço social, mediação e coordenação parental: uma análise comparativa
Autor
Carrasco, Marta Blanco
Resumo
pt
Neste trabalho de pesquisa analisamos a relação entre o Serviço Social e os sistemas alternativos de resolução de conflitos (alternative dispute Resolution System, ADR) decorrentes do exercício das responsabilidades parentais. A mediação não é uma acção ou técnica nova para o Serviço Social, sendo um dos objectivos da sua intervenção a procura de uma solução para os conflitos. Nas últimas décadas, a mediação tornou-se um sistema alternativo de resolução de conflitos por direito próprio, especialmente no campo dos conflitos parentais, onde outros sistemas começam também a emergir, como a coordenação da parentalidade. A tese procura responder aos seguintes objetivos: conhecer as ADR existentes em situações de conflito em relação ao exercício das responsabilidades parentais; identificar as componentes epistemológicos, teóricos, metodológicos e éticas que permitiram compreender a mediação como uma disciplina autónoma em comparação com outras disciplinas; identificar as componentes que facilitam compreender a mediação como uma profissão autónoma em comparação com outras profissões; e analisar as experiências na coordenação parental, bem como as implicações e dificuldades desta intervenção. O trabalho de pesquisa orienta-se por uma metodologia qualitativa baseada na análise dos dados recolhidos pela amostra, constituida por dezassete entrevistas e três grupos focais com um total de 39 participantes de oito países diferentes (Bélgica, Espanha, Portugal, Reino Unido, Itália, Suecia, Noruega y Finlândia). Como resultados obtidos, podemos destacar, que a principal dificuldade apontada por especialistas e profissionais em relação à falta de procura de ADR por parte dos cidadãos é a ausência de uma cultura de gestão colaborativa de conflitos, apontando o importante papel do Serviço Social nesta transformação social. O Serviço Social dá um contributo essencial para o quadro epistemológico e teórico da mediação e da coordenação parental. O não econhecimento da mediação como disciplina e profissão autónoma pelos profissionais e formadores consultados no presente estudo. O Serviço Social precisa de prestar mais atenção académica e profissional à figura do coordenador da parentalidade e mediação nos seus planos de formação graduada e pós-graduada. Como principal contributo cientifico desta tese é a perspetiva internacional e comparada de peritos e profissionais, que permitiu não só ter um diagnóstico da situação actual, mas também apontar as melhorias e propostas necessárias para o futuro que devem ser refletidas pelos profissionais e especialistas em todos os domínios, e especialmente pelo Serviço Social.