Título
Understanding college graduates' employability and its impact on employment and career outcomes: An empirical study to validate the Chinese Graduate Employability Scale (CGES)
Autor
Yu Dan
Resumo
pt
As dificuldades que os licenciados têm tido em entrar no mercado de trabalho tem sido uma preocupação para as universidades chinesas e a sociedade em geral, sendo necessário o desenvolvimento de um instrumento de medida fiável para o conceito de empregabilidade.
Foi realizado um estudo longitudinal para testar a fiabilidade e a validade da Escala Chinesa de Empregabilidade de Graduados (Chinese Graduate Employability Scale - CGES) e para analisar a influência da empregabilidade dos graduados no desenvolvimento da carreira após a licenciatura. Mais especificamente, neste estudo foram recolhidos dados em dois momentos de tempo, 2019 (T1) e 2021 (T2) e acompanhado o desempenho em termos de emprego dos graduados que integram a amostra em 2019 e o desenvolvimento da sua carreira após a licenciatura.
A análises fatorial exploratória e a análise fatorial confirmatória foram aplicadas a uma amostra (n=2,724) de recém-licenciados em 2019, provenientes de 17 universidades da China, para validar a escala CGES e as suas três dimensões: “competências na procura de emprego”, “competências de marketing pessoal” e “competências sociais”.
A escala revelou possuir validade convergente e discriminante, e fiabilidade aferida pela consistência interna. A análise de regressão mostra que a empregabilidade está associada de forma positiva com a satisfação com o emprego após a conclusão da licenciatura e com a inteligência emocional. O estudo longitudinal (n=268) dois anos mais tarde (2021) mostra que a empregabilidade é positivamente relacionada com a congruência pessoa-organização e com a adaptabilidade da carreira após a licenciatura. Estes resultados demonstram a validade de critério da escala.
Em termos gerais, os estudos sugerem que a CGES é um instrumento de medida fiável e válido para a investigação científica sobre a empregabilidade de licenciados na China.
en
The employment difficulty of college graduates has been an issue of concern for Chinese universities and society for years, and a reliable measurement instrument for the concept of employability is needed. A longitudinal study was conducted to test the reliability and validity of the Chinese Graduate Employability Scale (CGES) and to examine the influence of college graduate employability on their post-graduation career development. Specifically, this study collected data in two time points respectively in 2019 (T1) and 2021 (T2) and tracked the sampled 2019 graduates’ employment outcomes and post-graduation career development.
Exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis were conducted on a sample (n=2,724) of 2019 fresh graduates from 17 universities across China to validate CGES and its three dimensions: “job-hunting skills””, “self-marketing skills” and “social skills”. The scale has high and stable convergent and discriminant validity and internal consistency reliability. Regression analysis shows that college students’ employability is positively associated with their satisfaction with employment outcomes upon graduation, and employability is positively related to their emotional intelligence. A longitudinal study (n=268) two years later (2021) shows that college students’ employability is positively related to their person-organization fit and career adaptability after graduation. These results demonstrate the criterion validity of the scale.
Overall, the studies suggest that CGES is a reliable and valid measurement instrument for the scientific research of college graduate employability in China.