Título
A influência do blogue marketing no processo de tomada de decisão das consumidoras de produtos cosméticos
Autor
Resende, Rita
Resumo
pt
O novo paradigma de interatividade criado com o surgimento da Web 2.0 veio revolucionar o
comportamento dos indivíduos. A crescente participação dos utilizadores na produção e
partilha de conteúdos, como manifestação da liberdade de expressão, veio tornar esta
plataforma muito mais enriquecida e grandiosa.
Uma das criações pioneiras da nova era da web foram os blogues, com cada vez mais
aderência e que permitem a difusão da criatividade dos seus utilizadores.
Este estudo teve como principal objetivo perceber como a informação sobre produtos
cosméticos, contida em blogues, influencia o processo de tomada de decisão das
consumidoras entre os 18 e os 35 anos. A amostra de 204 mulheres, obtida por conveniência,
revelou que os blogues foram eleitos como uma das três principais fontes para obter
informação sobre este tipo de produtos, sendo que das fontes de informação online foi a que
registou a maior proporção de inquiridas a atribuir o grau de bastante confiança. Apesar da
preferência por fontes de informação online, a maior confiança é atribuída às fontes pessoais.
Observou-se, também, que existe uma significativa predisposição para ler comentários de
pessoas que já experimentaram determinado produto e que, tanto os comentários positivos
como os negativos, influenciam as decisões de compra.
A associação das marcas a blogues independentes é ainda encarada como tendo um cariz
duvidoso e pouco credível, demonstrando que ainda existe um longo caminho a percorrer
nesta forma de comunicação virtual.
en
The interactivity created with the emergence of Web 2.0 has revolutionized the behaviour of
individuals. The increasing participation of users as content producers and the dissemination
of that content, as a demonstration of freedom of expression, has improved and enriched this
platform.
The blogs were one of the creations pioneering the new web era and these platforms, with an
increasing number of users, enhance the spreading of creativity.
The main objective of this study was to understand how information about cosmetic products
contained in blogs, influence the decision-making process of female consumers between 18
and 35 years. The sample of 204 women, obtained by convenience, revealed that blogs were
chosen as one of the three main sources for information about these products, and from the
information sources online, blogs recorded the highest proportion of respondents assigning
the degree of greater reliability. Despite the preference for online information sources, the
most trusted source is getting advice from personal connections. Furthermore, it was observed
that there is a significant tendency to read comments from people who have tried a particular
product and that both positive and negative comments influence purchasing decisions.
The association of brands to independent blogs is still seen as having a dubious and unreliable
nature, indicating that there is still a long way to go in this form of virtual communication.