Título
A influência dos blogs na opinião dos consumidores
Autor
Lopes, Helena Isabel Guerreiro da Costa
Resumo
pt
A evolução das comunidades online e das redes sociais tem vindo a conferir cada vez
mais poder ao consumidor. O consumer-generated-media, que consiste na partilha de
informação sobre marcas, produtos e serviços entre consumidores, tem vindo a crescer
rapidamente. Esta partilha tem vindo, também, a ganhar expressão em blogs pessoais.
A relação existente entre os bloggers e os seus leitores assemelha-se a uma relação de
boca-a-boca, neste caso designada por electronic word-of-mouth (eWOM) e acaba por ser
mais poderosa do que a tradicional relação de boca-a-boca, visto que esta acontecia entre um
pequeno número de pessoas e o eWOM é difundido a uma larga escala tendo consequências
para as marcas e produtos. Por esta razão, neste estudo procura perceber-se a influência que os blogs têm na
opinião dos consumidores relativamente a marcas e produtos e os factores que determinam
essa influência.
en
The evolution of online communities and social networks has conferred a growing
power to the consumer. The consumer-generated-media, which consists in sharing
information about brands, products and services among consumers, has been growing rapidly.
This sharing has been, also, gaining expression in personal blogs.
The relationship between bloggers and their readers is similar to a word-of-mouth
relationship, in this case designated by electronic word-of-mouth (eWOM) and it ends up
being more powerful than the traditional word-of-mouth relationship, since this happened
amongst a small number of people and the eWOM is broadcasted to a large scale having
consequences for the brands and products.
Therefore, this study attempts to understand the influence that blogs have on the
consumer opinion regarding brands and products and the determinants of that influence.