Título
A visão de especialistas em empresas em crise: Causas, sintomas, severidade do declínio empresarial e fatores críticos, estratégias e processos de turnaround
Autor
Santos, Ismael Silva dos
Resumo
pt
Este estudo busca uma melhor compreensão sobre o processo de reestruturação de empresas,
investigando a visão de especialistas sobre as causas do declínio organizacional, os fatores
determinantes, as estratégias e processos que mais contribuem para o sucesso de um processo
de turnaround.
Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa descritiva e
quantitativa entre organizações que atuam como especialistas em gestão de crise, por meio da
aplicação de um questionário com perguntas fechadas.
Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que os respondentes apontaram a má
gestão como principal causa do declínio empresarial e os resultados negativos de caixa e o
alto endividamento de curto prazo como os principais sintomas do alto grau de severidade do
declínio. Como fatores determinantes para o sucesso do turnaround, apontaram a aceitação da
crise por parte dos gestores e a experiência da equipe que conduzirá o processo.
As ações emergenciais com impacto imediato sobre a situação de liquidez da empresa, o
corte de produtos, canais de venda e clientes não rentáveis e a renegociação de contratos de
financiamento foram apontadas como as estratégias de maior relevância.
O processo de turnaround foi caracterizado pela sobreposição de ações e etapas, tendo o
fluxo de caixa e a geração positiva de caixa como as ferramentas e as métricas de maior
relevância para acompanhar e medir o sucesso do processo de turnaround.
O estudo concluiu que a má gestão leva as organizações a não responderem
adequadamente às ameaças do ambiente externo, que podem comprometer sua existência.
en
This study seeks a better understanding about the process of corporate restructuring,
investigating the view of experts about the causes of organizational decline, the determining
factors, and the strategies and processes that contribute most to the success of a turnaround
process.
To reach the proposed objectives, a descriptive and quantitative research was carried out
among organizations that act as experts in crisis management, through the application of a
questionnaire with closed-ended questions.
After analyzing the data collected, it was concluded that the respondents pointed to poor
management as the main cause of business decline, and negative cash results and high shortterm
debt as the main symptoms of the high degree of severity of the decline. As determinant
factors for the success of the turnaround, they pointed to the acceptance of the crisis by the
managers and the experience of the team that will lead the process.
The emergency actions with immediate impact on the company's liquidity situation, the
cut of unprofitable products, sales channels and clients, and the renegotiation of financing
contracts were pointed out as the most relevant strategies.
The turnaround process was characterized by overlapping actions and steps, with cash
flow and positive cash generation as the most relevant tools and metrics to track and measure
the success of the turnaround process.
The study concluded that poor management leads organizations to fail to respond
adequately to threats from the external environment, which can jeopardize their existence.