Título
Reestruturação, formulação e avaliação estratégica: ACR
Autor
Correia, Carlos Manuel Rodrigues
Resumo
pt
O presente projecto-empresa tem como finalidade apresentar e fundamentar uma
estratégia de reestruturação/turnaround aplicada a uma empresa real, a ACR.
Com base na revisão de literatura, na análise da envolvente externa – mediata e
imediata, e na análise interna da empresa, foi definida uma estratégia de reestruturação
do negócio, tendo em vista o seu crescimento por via da diversificação em
conglomerado.
A formulação da estratégia implicou a definição da visão e missão, a definição dos
objectivos gerais e por cada departamento, e as respectivas estratégias, sempre com o
intuito de potenciar o crescimento do negócio através da combinação positiva de pontos
fortes e oportunidades e procurando minimizar a combinação negativa de ameaças e
fraquezas.
Da avaliação económica e financeira resulta a conclusão de que a estratégia é viável
pelos métodos do Valor Actual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR),
Período de Recuperação do Investimento (PRI) e Valor Actual Líquido Ajustado
(VALA).
en
The purpose of this work (project/company) was to present and validate one strategy of
re-structuration/turnaround applied to a real company, ACR.
Based on bibliographic research, external analysis of the surrounding – indirect and
direct, and internal company analysis was defined one strategy to re-structure business,
having the concern is increase by diversification in conglomerate.
For the formulation of the strategy was necessary to define a vision and mission, general
objectives, for each department with their own strategies, always with intention to
improve business progress through the positive combination of strengths and
opportunities and trying to minimize negative combination of threats and weaknesses.
From economic and financial evaluation results the conclusion that the strategy is
feasible by the methods of Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR),
Payback Period and Adjusted Net Present Value (ANPV).