Título
Políticas públicas de juventude: Programa ProJovem-Brasil
Autor
Henrique, Gustavo Dias
Resumo
pt
Este projeto apresenta o Programa ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens
como uma das políticas públicas implementadas pelo governo brasileiro, constituída por
ações dirigidas para juventude no Brasil, no sentido de elevar a sua escolaridade e
desenvolver a sua inserção no mercado de trabalho. No âmbito deste procura-se destacar
os aspetos que demarcam historicamente as políticas sociais destinadas a esta população,
tendo como objetivo associado a apresentação das perspetivas do Programa, sem deixar de
as abordar de forma reflexiva e crítica, interpretando os mecanismos através dos quais se
efetivam políticas públicas na realidade brasileira. Apesar da incerteza e proliferação
constante de vários tipos de risco, a luta pela cidadania e garantia de direitos não pode
tornar-se uma utopia, entendida na perspetiva do senso comum, sendo crucial o papel dos
estudos académicos e económicos que revelam indicadores que permitem redimensionar e
questionar a realidade diante da administração central. Desta forma, pode aspirar-se a
mudanças e promover, quiçá, melhores condições socioeconómicas para a sociedade,
sabendo-se que os jovens representam o amanhã, e portanto, o seu futuro. O ProJovem é
um espaço de desenvolvimento do jovem brasileiro, especialmente aquele que vive nas
margens da sociedade, com condições adversas à conclusão dos seus cursos
fundamentais, regulares e profissionalizantes, ajudando-o a concluir os concluir os seus
estudos numa proposta curricular que integra educação básica, formação técnica e
participação cidadã. O projeto procura evidenciar que os desafios não estão apenas
presentes nos resultados esperados da intervenção com os jovens beneficiários do
ProJovem, mas, principalmente, na construção e implementação do próprio programa.
en
The paper presents the Program ProJovem as a public policy performed by the Brazilian
government, and specifically in the program to share genealogical perspective is geared
towards youth in Brazil, raising the possibility of their schooling and insert them in the labor
market. While you work, try to highlight aspects which distinguish historically social policies
aimed at this population. The intention is to present the Program under their best prospects,
without leave of realizer constructive criticism so that we can better understand the Brazilian
reality when it comes to effect public policy [said social]. The uncertainties are constant, but
the struggle for citizenship and warranty rights, you can not turn utopia, and academic
studies and economic reveal existing numbers so that they can dimension and question the
reality faced by governments. Thus, one can aspire for change and promote, perhaps, the
best conditions for society, knowing that the young represent tomorrow and therefore the
future of that company. The ProJovem is however, how to best develop the young Brazilian,
[especially one that is the margin of society, and various conditions to complete their core
courses and regular, the more professional] and help you complete your studies in a
curriculum that integrates basic education, technical training, and citizen participation. The
paper seeks to show that the challenges are not only present in the expected outcomes for
youth receiving ProJovem, but mainly in the construction and implementation of the program
itself.