Título
A influência da cultura nas práticas organizacionais
Autor
Martins, Fábia Andreia Afonso
Resumo
pt
Este estudo empírico propõe analisar a influência da cultura no processo de tomada de
decisão dos chefes de departamento bem como, o comprometimento organizacional dos
mesmos com as respetivas organizações. O estudo foi realizado numa multinacional da
área da distribuição, AKI e BRICOCENTER, que detém filiais em Portugal, Espanha e
Itália. Foi recolhida uma amostra de 76 chefes de departamento, distribuídos pelas três
filiais, com o propósito de aferir de que forma, é que a cultura afeta a tomada de decisão
e o comprometimento dos líderes. Para avaliar cada uma destas variáveis utilizou-se o
questionário da Cultura Organizacional, desenvolvido pelo GLOBE (1999); o
questionário de Estilos de Decisão de Mark Peterson e Peter Smith (2002); e o
questionário do Comprometimento Organizacional elaborado por Meyer e Allen (1991).
Os resultados mostraram que a cultura influencia a tomada de decisão na medida em
que, os chefes de departamento recorrem à sua própria experiência e formação bem
como, às regras formais para resolverem os eventos de trabalho. Contudo, isto poderá
provocar um incremento na distância hierárquica entre chefias e subordinados. Por outro
lado, também verificámos que as organizações individualistas beneficiam o
comprometimento afetivo e que o comprometimento normativo e calculativo, aparece
mais em organizações coletivistas e de elevada distância hierárquica.
en
This empirical study aims to analyze the influence of culture on decision-making
department heads. On the other hand, consists in evaluating the relationship of
commitment that department heads have with their organization. This study took place
in a multinational company which operates in the field of home supplies and garden,
AKI and BRICOCENTER, which holds subsidiaries in Portugal, Spain and Italy. It was
collected a sample of 76 department heads, distributed among three subsidiaries, in
order to measuring in what way culture affects decision making and commitment of
leaders. In order to evaluate each of these variables, we use the Organizational Culture
Questionnaire, developed by GLOBE (1999), the Decision-Making Situations
Questionnaire from Mark Peterson and Peter Smith (2002), and the Organizational
Commitment Questionnaire developed by Meyer and Allen (1991). The results showed
that culture influences the decision making to the extent that the department heads resort
to formal rules, their own experience and training to resolve various situations arise in
your organization. This may cause a greater distance between supervisors and
subordinates. Furthermore, we have found that organizations individualistic benefit the
affective commitment and the calculative and normative commitment appears more in
companies collectivist and with high hierarchical distance.