Título
O teatro, uma arte de causas: O caso “Monólogos da Vagina”
Autor
Oliveira, Mariana Filipa Pinto
Resumo
pt
O teatro sempre esteve associado a uma arte de espetáculo que leva para os palcos os assuntos da vida mais difíceis de discutir nas sociedades. A igualdade de géneros é um desses temas. O espetáculo “Monólogos da Vagina” é um caso de pesquisa que nos ajuda a conduzir uma investigação que procura ligar o teatro à defesa de causas sociais. A presente dissertação tem então como questão de partida e objetivo perceber qual é a ligação entre os dois pontos referidos, para que seja possível concluir se o teatro e, em particular, este espetáculo, têm uma posição de defensores. Para responder a esta questão foi delineada uma estratégia que passou pela revisão da literatura e também pela realização de duas entrevistas qualitativas, semiestruturadas, aos profissionais das artes, envolvidos na criação do espetáculo português. Assim, numa primeira fase, através da revisão da literatura, foi-me permitido estudar vários temas como o feminismo e o seu impacto na vida social e profissional dos atores sociais. Discuti, ainda, os conceitos de género e sexo, e desigualdades de género. Numa segunda fase, procurei realizar uma análise do espetáculo - original e em português - e das intenções dos seus profissionais. A análise tornou possível chegar à conclusão de que o teatro é uma arte de causas, cujos palcos “escondem” e revelam desigualdades profissionais e sociais.
en
Theatre has always been associated with a performing art that brings to the stage the most difficult issues of life to discuss in societies. Gender equality is one such issue. The play "Vagina Monologues" is a case study that helps us conduct an investigation that seeks to link theatre to the defence of social causes. The present dissertation has then as a starting question and objective to understand what is the connection between the two mentioned points, so that it is possible to conclude if theatre and, in particular, this show, have a position of advocates. To answer this question a strategy was outlined that went through the literature review and also through the realization of two qualitative interviews, semi-structured, to arts professionals, involved in the creation of the Portuguese play. Thus, in a first phase, through the literature review, I was allowed to study several themes such as feminism and its impact on the social and professional life of social actors. I also discussed the concepts of gender and sex, and gender inequalities. In a second phase, I sought to carry out an analysis of the show - original and in Portuguese - and of the intentions of its professionals. The analysis made it possible to reach the conclusion that theatre is an art of causes, whose stages "hide" and reveal professional and social inequalities.