Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

How the implementation of virtual reality technologies will influence the real estate market

Autor
Pinhão, Gonçalo Melo Ambrósio Silva
Resumo
pt
A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que tem tido um crescimento em popularidade na última década. Muitas indústrias viram a RV introduzida nos seus processos, no entanto, a introdução da RV no setor imobiliário ainda é algo muito recente e que ganhou força ao longo dos últimos anos. Este estudo pretende esclarecer se, a introdução da RV no mercado imobiliário terá impacto na intenção de compra dos potenciais compradores de casas, integrando o papel mediador da telepresença, grau de entretenimento, utilidade e perceção de qualidade. Deste modo, esta pesquisa explora os 226 potenciais compradores de imóveis que se submeteram a dois questionários diferentes e utiliza a técnica de equações estruturais baseada em partial-least squares para realizar este estudo. Os resultados adquiridos demonstram que ainda existe algum ceticismo dos potenciais compradores de casa em Portugal em relação à implementação da tecnologia RV no seu processo de compra de casa e que ainda preferem a forma atual e mais popular de comprar uma casa através da procura de fotografias/vídeos online das casas que estão interessados em comprar. Constata-se também que o aumento do grau de entretenimento do sistema é um fator mediador que poderá ser um investimento promissor que necessita de ser feito para que o consumidor português olhe de maneira diferente a ideia de implementar a tecnologia RV no seu processo de compra de casa.
en
Virtual Reality (VR) is a technology that has seen a growth in popularity over the last decade. Many industries have seen VR introduced into their processes, however, the introduction of VR in the real estate industry is still something very recent and that has gained some traction over these last few years. This study intends to clarify if, the introduction of VR in the real estate market will impact the intention to buy of potential home buyers by integrating the mediating role of telepresence, playfulness, usefulness, and perception of quality. Thus, this research explores the 226 potential home buyers that submitted themselves to two different questionnaires and utilizes the partial least squares structural equation in order to test the hypothesis. The results acquired appear to demonstrate that there is still some skepticism of potential home buyers in Portugal when it comes to implementing VR technology in their home buying process and that, they still prefer the current and most popular way of buying a house which is looking online at photos/videos of the homes they are interested in buying. It can also be seen that the increase of playfulness as a mediating factor is a promising investment that needs to be made in order to get the Portuguese consumers on board with the idea of implementing VR technology into their home buying process.

Data

09-dez-2022

Palavras-chave

Intenção de compra
Utilidade
Usefulness
Telepresence
Playfulness
Realidade virtual -- Virtual reality
Propriedade imobiliária -- Real estate
Perception of quality
Intent to buy
Telepresença
Grau de entretenimento
Perceção de qualidade

Acesso

Acesso livre

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