Título
Matosinhos: Proposta para a extensão da marginal e novo centro multidisciplinar da ETAR de Leça da Palmeira
Autor
Oliveira, Tomás Gomes
Resumo
pt
O presente trabalho desenvolveu um texto crítico
com incidência na análise do projeto de Álvaro Siza
para a Marginal de Leça da Palmeira, tentando
reconhecer o seu papel unificador do território
e estudar a sua relação quer com a paisagem
industrial, quer com as outras obras do arquiteto
em Matosinhos e Leça da Palmeira, procurando
ainda reconhecer como o crescimento da indústria
alterando o modo como se olha os projetos do
arquiteto e a própria cidade. Atualmente, a cidade
apresenta falhas na relação da indústria com a
malha urbana, sendo uma área desmesurada
dedicada ao setor industrial, marcada pelas
áreas do Porto de Leixões e da Refinaria da Galp,
que provocam descontinuidades territoriais, e,
consequentemente, uma carência de espaços
verdes de qualidade. Partindo desta análise
propõe-se, em grupo, uma estratégia à escala
da cidade com um novo eixo de mobilidade,
unindo Matosinhos a Leça da Palmeira. Partindo
das premissas levantadas, e fruto da perspetiva
para futuro crescimento da cidade sobre os
terrenos da Refinaria, recém desativada, o projeto
de arquitetura desenvolve uma estratégia para
a extensão do percurso marginal de Leça da
Palmeira em direção a norte apoiando-se na
necessidade de controlo da ETAR de Leça da
Palmeira, desenhando-o através da proposta
para uma infraestrutura de transporte de águas
residuais, que pretende apoiar a rega dos espaços
públicos da cidade consolidada e da área agrícola
a norte. E em simultâneo propõem um novo Centro
Multidisciplinar associado à ETAR, procurando o
desenho de uma nova centralidade no território
em transformação.
en
This paper developed a critical text focused on the
analysis of Álvaro Siza’s project for the Marginal of
Leça da Palmeira, trying to recognize its unifying
role of the territory and study its relationship with
both the industrial landscape and the other works of
the architect in Matosinhos, also trying to recognize
how the growth of industry changed the way we
look at the projects and the city itself. Currently,
the city presents flaws in the relationship between
industry and the urban fabric, being an excessive
area dedicated to the industrial sector, marked by
the Port of Leixões and the Galp Refinery, which
cause territorial discontinuities, and consequently
a lack of qualified green spaces. Based on this
analysis, a proposal is developed, as a group, for a
city-wide strategy with a new mobility axis, linking
Matosinhos to Leça da Palmeira. Based on the
premises raised, and as a result of the perspective
for future growth of the city on the land of the
recently deactivated refinery, the architectural
project develops a strategy for the extension of
the Leça da Palmeira waterfront path towards the
north, based on the need to control the Leça da
Palmeira WWTP, designing it through the proposal
for a wastewater transport infrastructure, which
aims to support the irrigation of public spaces in
the consolidated city and the agricultural area to
the north. And simultaneously they propose a new
Multidisciplinary Centre associated to the WWTP,
seeking the design of a new centrality in the
territory in transformation.