Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O cineturismo de K-Dramas em jovens adultos de Portugal

Autor
Loios, Rita Salgueiro dos
Resumo
pt
O cineturismo toma a forma de uma tendência relativamente recente. De igual forma, presenciou-se um aumento de entradas de estrangeiros na Coreia do Sul diretamente proporcional com a progressiva popularidade de produtos culturais sul-coreanos, nomeadamente os K-Dramas. Esta dissertação investiga o que leva os jovens adultos portugueses a praticarem o cineturismo até à Coreia do Sul, em virtude da influência de conteúdos audiovisuais sul-coreanos, os K-Dramas. Para essa finalidade, realizou-se um questionário, dividido em cinco secções, tendo como público-alvo os jovens adultos portugueses. Os resultados confirmam a existência de uma relação entre os K-Dramas e a vontade dos jovens adultos portugueses viajarem até à Coreia do Sul. Os dados retirados do inquérito revelam que estes jovens apresentam uma elevada probabilidade em visitar este país, por influência dos K-Dramas. Denotou-se a eficiência que estas séries possuem na promoção do seu país de origem como destino turístico, proporcionando uma imagem mental ao espectador do que pode esperar caso visite o local em questão. Adicionalmente, a decisão de os jovens adultos portugueses viajarem até um determinado espaço exposto num K-Drama é impulsionada por vários fatores motivacionais inerentes a cada um. De acordo com o modelo “Push and Pull” e “3P” de Macionis (2004), descobriram-se as principais motivações que estimulam os jovens a viajar para a Coreia do Sul, em função dos K-Dramas. De igual forma, uma vez que o envolvimento da audiência com um conteúdo de média pode levar o consumidor a visitar o local exposto, verificou-se que o nível de envolvimento dos jovens adultos portugueses com os K-Dramas não é significativo.
en
Film-induced tourism takes the form of a relatively recent trend. Likewise, there has been an increase in the number of foreigners entering South Korea that is directly proportional to the progressive popularity of South Korean cultural products, namely K-Dramas. This dissertation investigates what leads Portuguese young adults to practice film-induced tourism in South Korea, due to the influence of South Korean audiovisual content, that is, K-Dramas. For this purpose, a questionnaire was carried out, divided into five sections, with Portuguese young adults as the target audience. The results confirm the existence of a relationship between K-Dramas and the likelihood of Portuguese young adults to travel to South Korea. Data taken from the survey reveals that these young people are highly likely to visit this country, influenced by K-Dramas. The efficiency of these series in promoting their country of origin as a tourist destination was noticed, providing the viewer with a mental image of what they can expect if they visit the place in question. The decision of Portuguese young adults to travel to a certain space exposed in a K-Drama is driven by several motivational factors inherent in each person. According to Macionis (2004) model of “Push and Pull” and “3P the main motivations that encourage young people to travel to South Korea due to K-Dramas were discovered. Likewise, since audience involvement with media content can lead consumers to visit the exposed location, it was found that the level of involvement of Portuguese young adults with K-Dramas is not that significant.

Data

28-dez-2022

Palavras-chave

Audiências
Audiences
Destination marketing
Korean Wave
Film-induced tourism
Marketing de destino
Cineturismo
Onda Coreana
K-Dramas

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo