Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A relação entre as redes sociais e a rádio: Estudo de caso da Rádio Comercial

Autor
Peixoto, Carolina Baleia
Resumo
pt
O casamento que une a rádio com as redes sociais online prova a adaptabilidade dos media na constante evolução para o ambiente digital, demonstrando a capacidade que a rádio apresenta para prosperar num mundo conectado pela internet, onde o vínculo com o público se torna um fator essencial para o sucesso. A rádio implementou-se nas redes sociais, permitindo que estas atuem como um prolongamento da sua emissão em direto, abrindo a possibilidade de os ouvintes interagirem com os conteúdos partilhados. Como media tradicional, a rádio estabelecia uma relação unidirecional com os seus ouvintes na partilha de informação e entretenimento, mas atualmente, com a presença nas redes sociais transcende as limitações criando um canal bidirecional com o ouvinte. A discussão desta dissertação assenta nesta relação de proximidade entre a rádio e as redes sociais, debatendo as formas como as plataformas digitais conseguem interferir com as programações de rádio de uma emissora em específico, mas também como funciona o canal bidirecional que as redes sociais online permitem estabelecer com a rádio. Para tal foram analisadas as páginas de duas redes sociais, o Facebook e o Instagram da Rádio Comercial ao longo de um arco temporal. Os resultados mostram que as redes sociais da estação são essenciais para uma relação de proximidade com o ouvinte, permitindo ao utilizador criar uma sensação de amizade com os locutores da estação. No entanto, os dados revelam ainda tratar-se de uma falsa sensação de proximidade na medida em que não ocorre mutuamente para ambos os lados da relação.
en
The marriage that combines radio with online social networks demonstrates the adaptability of the media in constant evolution towards the digital environment, showcasing the radio's ability to thrive in a world connected by the internet, where the connection with the public becomes an key factor for success. Radio has integrated itself into social networks, allowing them to act as an extension of its live broadcast, opening up the possibility for listeners to interact with the shared content. As a traditional media, radio established a one-way relationship with its listeners in sharing information and entertainment. However, currently, with a presence on social networks, it transcends these limitations by creating a two-way channel with the listener. The discussion of this dissertation is based on this close relationship between radio and social networks, debating how digital platforms can interfere with the radio shows of a specific station and also how the two-way channel that online social networks allow to establish works. To this end, the pages of two social networks, Facebook and Instagram of Rádio Comercial, were analyzed over a period of time. The results show that the station's social networks are essential for establishing a sense of closeness with the listener, allowing the user to create a feeling of friendship with the station's presenters. However, the data also reveals that it is a false sense of closeness because it does not occur mutually on both sides of the relationship.

Palavras-chave

Redes sociais online
Online social networks
Audiências
Audiences
Rádio -- Radio

Acesso

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