Título
Diagnóstico e orientações para a mudança organizacional em contexto escolar: o caso de um colégio
Autor
Santos, Laurinda dos
Resumo
pt
Devido às exigências internas e da envolvente, as organizações são confrontadas com
uma constante necessidade de adaptação. Também as organizações escolares precisam de
responder a estas solicitações de modo a garantirem a manutenção das suas actividades com
qualidade e eficácia, assegurando a sua sustentabilidade.
Neste projecto, o nosso objecto de estudo é um colégio, no qual procuramos
identificar as necessidades de mudança e colaborar com orientações para a mesma. Assim,
procurou-se identificar focos de incongruência organizacional, nomeadamente ao nível da
estratégia e da adequabilidade dos processos actuais relativamente ao meio interno e externo.
Desenvolveu-se um diagnóstico organizacional utilizando uma abordagem
metodológica baseada na investigação-acção, com procedimentos qualitativos, como
entrevistas individuais, focus-group, análise de conteúdo e uma adaptação da metodologia de
análise do campo de forças, bem como quantitativos, através da aplicação de questionário.
Os resultados indicam a percepção da necessidade de mudança, por parte dos
membros da organização, verificando-se: inexistência de uma estratégia clara de escola
alinhada com a missão da organização em que está inserida; desadequação na distribuição
dos recursos; existência de uma cultura burocrática que dificulta eventuais processos de
inovação; ausência de prática sistematizada de feedback sobre o trabalho desenvolvido pelos
colaboradores; necessidade de maior fluidez na comunicação entre as diferentes valências.
Como orientações para a mudança, propomos: reflexão participada sobre a estratégia e
objectivos do colégio; utilização da revisão em curso dos documentos orientadores de escola
como oportunidade de definir a estratégia de gestão do colégio; desenvolver formas eficazes
de divulgação do trabalho realizado; criar uma prática sistematizada de avaliação de
desempenho dos colaboradores.
en
Due to different contextual demands, organizations face nowadays the constant need
to adjust and adapt in order to maintain their stability. Scholar organizations are not an
exception and have to stand for this kind of demands so that they can guarantee their quality,
efficacy and sustainability.
This project focused on a school, in which we aimed to identify the needs for a change
and contribute to that change by suggesting new practices. Therefore, we searched for
incongruence sources, with special focus on the strategy and the fit of the processes in use
facing the internal and external environment demands.
We developed an organizational diagnosis using a methodology based on actionresearch,
with qualitative procedures, such as individual interviews and focus-group, content
analysis and a force-field analysis adaptation. We also used quantitative procedures by using
a questionnaire.
The results show a perceived need for change: lack of a clear school strategy, aligned
with the mission of the organization in which it is integrated; inappropriate resources
distribution; a bureaucratic culture that obstruct potential innovation processes; lack of a
regular practice of feedback on the work developed; the need to increase the communication
between the different school levels.
As change guidance, we suggest: cooperative thinking on the strategy and objectives
of the school, use the current revision work of the school guidance documents as a chance to
define the school management strategy; improve effective ways of promoting the work
developed; create a systematic practice of performance evaluation for the school workers.