Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Perceção dos consumidores face à oferta alimentar em máquinas de venda automática acessíveis no campus do Iscte

Autor
Martins, Alice Ribeiro
Resumo
pt
As opções saudáveis devem ser acessíveis a toda a população. A promoção da alimentação saudável mantém-se uma prioridade de saúde em Portugal. Os estudantes universitários fazem escolhas pouco saudáveis e são, muitas vezes, influenciados pelo contexto. Assim, a criação de um ambiente que potencie a melhor oferta alimentar possível deve ser uma preocupação geral. O ambiente alimentar é caracterizado por uma alta prevalência de alimentos e bebidas com pouco valor nutricional, evidenciado na oferta disponíveis nas máquinas de venda automática alimentar (MVAA). No entanto, todas as escolhas alimentares, até as mais saudáveis, são influenciadas por aspetos sociais, ambientais e demográficos. Este estudo teve como objetivo compreender a perceção da comunidade Iscte relativamente à oferta de produtos presentes nas MVAA do campus. Para isso, os participantes responderam a um questionário online, sobre os hábitos de consumo e a frequência de compra de produtos alimentares na MVAA. Os resultados demonstraram que os participantes consideram a oferta das MVAA pouco saudável e nutricionalmente pobre (i.e., elevado teor de gordura, açúcar e sal) e, o produto mais frequentemente adquirido é o café. Os indivíduos com elevado foco de promoção tiveram maior interesse em alimentação e nutrição, um preditor de uma decisão informada sobre a opção saudável. As variáveis demográficas não tiveram impactos significativos na perceção e no consumo. Este tipo de estudo é fundamental para o planeamento de intervenções futuras, a melhoria da oferta e o início da mudança do fornecimento e reposição, por parte das empresas responsáveis.
en
Healthy options should be accessible to the entire population. The promotion of healthy eating remains a health priority in Portugal. College students make unhealthy choices and are often influenced by context. Thus, creating an environment that promotes the best possible food supply should be a general concern. The food environment is characterized by a high prevalence of foods and beverages with little nutritional value, as evidenced by the offer available in food vending machines (MVAA). However, all food choices, even the healthiest ones, are influenced by social, environmental and demographic aspects. This study aimed to understand the perception of the Iscte community regarding the offer of products present in the MVAA on the campus. For this, participants answered an online questionnaire about consumption habits and frequency of purchase of food products at MVAA. The results showed that the participants consider the offer of MVAA to be unhealthy and nutritionally poor (i.e., high in fat, sugar and salt), and the most frequently purchased product is coffee. Individuals with a high promotion focus had a greater interest in food and nutrition, a predictor of an informed decision about the healthy option. Demographic variables had no significant impact on perception and consumption. This type of study is fundamental for the planning of future interventions, the improvement of supply and the beginning of changes in supply and replacement by the responsible companies.

Palavras-chave

Vending machines
Máquinas de venda automática
Eating habits
Hábito alimentar
Contexto universitário
Consumo -- Consumption
University context

Acesso

Acesso livre

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