Título
Social media insights about Nutri-Score topic: A text mining approach
Autor
Carvalho, Inês Gomes de
Resumo
pt
Os sistemas de informação nutricional estão cada vez mais presentes no quotidiano dos consumidores, o que traduz também a necessidade da Comissão Europeia de introduzir um sistema único de partilha de informação nutricional de um produto.
O Nutri-Score é um destes sistemas, e, apesar de já estar a ser implementado de forma voluntária em vários países europeus, alguns consumidores, responsáveis políticos e mesmo organizações da indústria alimentar mostram-se reticentes a tal sistema.
O objetivo desta dissertação é apoiar na tomada de decisão dos responsáveis relativamente à aplicação do Nutri-Score como o sistema de informação nutricional nos produtos na Europa partilhando a opinião dos consumidores relativamente a este tópico. Para isso, e tendo em conta os estudos já realizados diretamente aos consumidores (nomeadamente, questionários), alavancar os mesmos numa ótica de análise de sentimento. Nesse sentido, foram extraídos dados da rede social Twitter que contivessem alguma ligação a este sistema de informação nutricional.
Com a informação obtida foram aplicadas técnicas de pré-processamento dos dados, aplicados dois métodos de análise de sentimento e, com os resultados obtidos, foi feita uma comparação (ao nível do país) com os resultados dos questionários já realizados noutras pesquisas. A demonstração dos resultados obtidos e subsequente comparação foi suportada por visualizações as quais podem então servir de ferramenta para posterior análise e tomada de decisão.
en
Front-of-package labeling systems are increasingly present in consumers' daily lives, which also reflects the European Commission's need to introduce a single system for sharing a product's nutritional information.
Nutri-Score is one of these systems, and although it is already being implemented on a voluntary basis in several European countries, some consumers, policy makers, and even food industry organizations are reluctant to such a system.
The goal of this dissertation is to support the decision making of policy makers regarding the implementation of Nutri-Score as the nutritional information system in Europe by sharing the consumers' opinion on this topic. For this, and considering the studies already conducted directly to consumers (namely, questionnaires), leverage them in a sentiment analysis perspective. In this sense, data was extracted from the social network Twitter that contained some connection to this nutritional information system.
With the information obtained, data pre-processing techniques and two sentiment analysis methods were applied and, with the results obtained, an analysis of it and a comparison was made (at the country level) with the results of questionnaires already conducted in other research. The demonstration of the results obtained and subsequent comparison was supported by visualizations which can then serve as a tool for further analysis and decision making.