Título
Identificação de fatores de risco na gravidade dos acidentes rodoviários
Autor
Carvalho, Inês Mendes dos Santos Rodrigues de
Resumo
pt
Os acidentes rodoviários são uma das principais causas mundiais de feridos e vítimas mortais e representam um grande custo económico e social. Por esta razão, tornaram-se num importante campo de investigação no sentido da utilização da análise de acidentes e de técnicas preditivas para a determinação dos fatores mais importantes que contribuem para a sua ocorrência. Neste contexto, este trabalho realiza uma análise aos dados dos acidentes rodoviários ocorridos entre 2010 e 2019 e reportados à ANSR pelas forças de segurança (GNR e PSP) através do Boletim Estatístico de Acidentes de Viação (BEAV), com o objetivo principal de determinar os fatores de risco que influenciam a proporção de acidentes graves. Foram colocadas duas hipóteses de trabalho que se prendem com o aumento da velocidade de circulação, condicionado pela densidade de tráfego, e com a estrutura da rede rodoviária. Para testar estas hipóteses, fez-se uma análise espacial e temporal da proporção de acidentes graves. Os resultados obtidos indicam de forma coerente que todas as situações que proporcionam uma redução da densidade de tráfego aumentam o risco de acidente grave. A análise dos dados revelou também que as características da infraestrutura rodoviária influencia a gravidade dos acidentes.
en
Road accidents are one of the world's leading causes of injuries and fatalities and represent a large economic and social cost. For this reason, they have become an important field of research towards the use of accident analysis and predictive techniques to determine the most important factors that contribute to their occurrence. In this context, this paper conducts an analysis of the data of road accidents that occurred between 2010 and 2019 and reported to ANSR by the security forces (GNR and PSP) through the Statistical Bulletin of Traffic Accidents (BEAV), with the main objective of determining the risk factors that influence the proportion of serious accidents. Two working hypotheses were put forward that are related to the increase in traffic speed, conditioned by traffic density, and to the structure of the road network. To test these hypotheses, a spatial and temporal analysis of the proportion of severe accidents was performed. The results obtained consistently indicate that all situations that provide a reduction in traffic density increase the risk of a severe accident. Data analysis also revealed that the characteristics of the road infrastructure influence the severity of accidents.