Título
A delinquência juvenil como expressão de vulnerabilidade social
Autor
Batista, Ricardo Jorge Martins
Resumo
pt
A delinquência juvenil como expressão de vulnerabilidade social tem vindo a ganhar cada vez mais relevância nas sociedades atuais. A presente dissertação de mestrado em Serviço Social tem como objetivo geral analisar o Modelo Tutelar Educativo português e a sua eficácia na prevenção e tratamento da delinquência juvenil. Para a compreensão do problema, devemos ter em conta que a adolescência se apresenta como uma fase do desenvolvimento humano em que os indivíduos tendem a adotar este tipo de conduta devido à influência do meio envolvente, familiares ou grupo de pares. Na sua grande maioria, estes jovens encontram-se expostos a diversos fatores de risco e consequente ausência de fatores protetores, fazendo com que estes tenham uma maior propensão para adotar comportamentos disruptivos e que não se enquadram nas normas socialmente aceites.
Utilizamos uma metodologia de estudo de caso, incidente em jovens que se encontram a cumprir Medida Tutelar Educativa de internamento em Centro Educativo. Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa com recurso a técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário, e à técnica de análise de conteúdo como tratamento de dados. Concluímos com esta pesquisa que a situação de vulnerabilidade de jovens promove uma forte exposição a fatores de risco e um número reduzido de fatores de proteção, bem como o desconhecimento face à sua condição e papel na vida em sociedade.
en
Juvenile delinquency as an expression of social vulnerability has become increasingly relevant in today's societies. The present essay for a master's degree in Social Work aims to analyze the Portuguese Educational Tutelary Model and its effectiveness in the prevention and treatment of juvenile delinquency.
To understand the problem, we should know that adolescence is a phase of human development in which individuals tend to adopt this type of conduct due to the influence of their friends, family or peer group. In the vast majority, these young people are exposed to various risk factors and the consequent absence of protective factors, making them more likely to adopt disruptive behaviors that do not fit socially accepted norms.
We used a case study methodology, which focuses on young people who are undergoing on internment in an Educational Center. We developed a qualitative study using data collection techniques, bibliographic and documentary research, semi-structured interviews and the application of a questionnaire, and the technique of content analysis as data processing.
We conclude from this research that the vulnerability situation of young people promotes a strong exposure to risk factors and a reduced number of protective factors, as well as the lack of knowledge regarding their condition and role in life in society.