Título
O empowerment e a prática profissional em serviço social
Autor
Seco, Tamira Batista
Resumo
pt
“O empowerment e a prática profissional em Serviço Social”, intitula a presente dissertação de mestrado
em Serviço Social Pretende, através de um estudo qualitativo, analisar de que modo é que a prática
profissional dos Assistentes Sociais trabalha a dimensão do empowerment nos sujeitos de atenção.
Para esta recolha de informação recorreu-se a duas técnicas. Numa primeira fase, uma entrevista
semidiretiva a sete assistentes sociais de campos de intervenção distintos (desenvolvimento social e sustentável; saúde; autarquia; pessoas em situação de sem-abrigo; pessoas idosas; educação), seguindo uma amostragem não probabilística por conveniência. Posteriormente, foi aplicado um focus group, idealmente com a participação dos respetivos sete elementos. Dado apenas a possibilidade de se
reunir três assistentes sociais, considerou-se ainda assim um contributo válido para a pesquisa.
Para a concretização das duas anteriores técnicas, foi utilizada a plataforma zoom, de modo a facilitar a reunião com os elementos. No que concerne à análise e posterior interpretação dos dados, a ferramenta utilizada foi o programa MAXqda.
Os resultados demonstram que a dimensão do conceito de empowerment, se verifica presente tanto no âmbito académico como no campo de trabalho dos profissionais participantes. No entanto, foi possível ainda constatar alguns desafios que condicionam a presença desta dimensão na intervenção. O conceito do empowerment revela-se como presente e uma preocupação na prática dos profissionais, não só como uma finalidade à prática, mas também como um condutor na intervenção.
en
This thesis for my Master’s in Social Work will focus on “Empowerment and professional practice in Social Work”. Through a qualitative study, I intend to analyze how the professional practice of Social Workers uses the concept of empowerment and its different dimensions with the subjects of the study. To collect the data necessary for the study, two techniques were used. Firstly, a semi-directive interview to seven socials workers from different fields of intervention (disability; social and sustainable development; health; municipality; homelessness; elderly people; education), following a non-probabilistic convenience sampling. Secondly, a focus group was applied, ideally with the participation of the respective seven elements. However, only three of the seven social workers were available. Nevertheless, it was still considered a valid contribution for the study. To facilitate the meeting with the members in the two previous techniques, the Zoom platform was used. For the analysis and subsequent interpertation of that same data, the MAXqda program was used. This study shows that empowerment is present both in the academic field and in the work field of participating professionals. Nevertheless, it was still possible to verify some challenges that hinder its presence within the intervention. This concept is present and a concern in the practice of professionals not only as the purpose of the practice but also as a conductor in the intervention.