Título
Equipas virtuais e novos estilos de liderança pós COVID-19
Autor
Fernandes, Maria Carlota da Costa
Resumo
pt
Esta investigação procura analisar uma das maiores problemáticas da atualidade ligadas à evolução das equipas virtuais e a sua liderança. A existência de equipas virtuais remota aos anos 1990, com a evolução de novas tecnologias de informação, no entanto, com o surgimento da pandemia COVID-19 este tipo de equipas tem vindo a crescer e a tornar-se mais comum.
No entanto, é questionada a eficácia da liderança nestas equipas, tendo em conta, que apesar de existirem enumeras vantagens em adotar este método de trabalho, incontestavelmente surgem novos desafios à gestão deste tipo de equipas, nesse sentido a liderança em equipas virtuais necessita de ser tomada com diferentes perspetivas e métodos. Neste sentido, este estudo pretende caracterizar as equipas virtuais e perceber qual é o estilo de liderança nestas equipas e se esse estilo foi impactado pela pandemia. Esta investigação foi suportada por uma metodologia qualitativa e assenta na concretização de cinco entrevistas semiestruturadas a membros de equipas virtuais.
Os resultados obtidos permitiram identificar as características das equipas virtuais, tratando-se de equipas globalmente distribuídas, conectadas eletronicamente através das TIC, culturalmente diversas com pouco contacto interpessoal. Adicionalmente, foi possível aferir que existiram algumas mudanças no estilo de liderança após a pandemia, e que existiam várias características que um líder virtual deve ter, que anteriormente não eram tão significantes. Como conseguinte, o principal contributo deste estudo é ajudar as empresas e chefias a entender as perspetivas dos colaboradores em relação à liderança virtual, para que estas consigam ter competitividade no seu desenvolvimento digital.
“Virtual teams are here, and they are here to stay.” - Bell e Kozlowski (2002, p. 45)
en
This research seeks to analyse one of today's major issues related to the evolution of virtual teams and their leadership. The existence of virtual team’s dates to the 1990s, with the evolution of new information technologies, however, with the emergence of the COVID-19 pandemic, this type of teams has been growing and becoming more common.
However, the effectiveness of leadership in these teams is questioned, considering that, although there are many advantages in adopting this method of work, new challenges to the management of this type of teams undoubtedly arise, in this sense, leadership in virtual teams needs to be taken with different perspectives and methods. In this context, this study aims to characterize the virtual teams and to understand what is the leadership style in these teams and if this style was impacted by the pandemic. This research was supported by a qualitative methodology and is based on five semi-structured interviews with virtual team members.
The results obtained allowed to identify the characteristics of virtual teams, which are globally distributed, electronically connected through ICT, culturally diverse and with little interpersonal contact. In addition, it was possible to see some changes in the leadership style after the pandemic, and that there were several characteristics that a virtual leader should have, which were not so significant before. Therefore, the main contribution of this study is to help companies and managers to understand the perspectives of employees in relation to virtual leadership, so that they can be competitive in their digital development.
“Virtual teams are here, and they are here to stay.” - Bell and Kozlowski (2002, p. 45)