Título
Plano de negócio: Monte do Sobro - empreendimento de turismo no espaço rural
Autor
Fonseca, Maria Madalena Franco Paulo Brígida da
Resumo
pt
O turismo é um sector estratégico, uma vez que, contribui para o desenvolvimento económico, social e ambiental a nível nacional e regional. É necessário apostar no contínuo crescimento desta actividade através do desenvolvimento de estratégias que respondam às exigências da procura e ao número crescente de concorrentes.
Assim sendo, as características distintivas de cada região, que representam uma vantagem competitiva para o destino, devem ser exploradas para a obtenção de um produto estratégico e para o crescimento sustentado da actividade.
No presente trabalho, será realizado um plano de negócio que consiste na criação de um empreendimento de Turismo no Espaço Rural em Vila Viçosa - o Monte do Sobro – que integre elementos característicos da região.
Nesse sentido, foi realizado um enquadramento teórico sobre o turismo num contexto geral e sobre o Turismo no Espaço Rural. Seguidamente, procedeu-se a uma análise de mercado, para posteriormente serem definidas quer a estratégia de desenvolvimento, quer as políticas de implementação. Numa fase final, analisou-se a viabilidade económica e financeira do projecto de investimento.
O conceito desenvolvido no projecto, pretende proporcionar uma experiência autêntica através do desenvolvimento de uma oferta diferenciadora potenciada pela cultura, património e história da região. O projecto pretende também gerar valor para a região, uma vez que, cria postos de trabalho, gera receitas e divulga os atractivos dessa mesma região.
Este trabalho permitiu concluir que, apesar do contexto de crise, o desenvolvimento de uma gestão estratégica permite a criação de negócios viáveis, que produzem benefícios para as diversas entidades interessadas.
en
Tourism is a strategic sector as it contributes to the economic, social and environmental development, nationally and regionally. It is necessary to invest in the continued growth of this sector by developing strategies that respond to the requirements of demand and the growing number of competitors.
Thus, the distinctive characteristics of each region, which represents a competitive advantage for the destination, should be explored in order to obtain a strategic product and the sustained growth of the sector.
In this paper it will be carried out a business plan that involves the creation of a resort of Rural Tourism in Vila Viçosa – Monte do Sobro – that integrates characteristic elements of the region.
Accordingly, it was performed a theoretical framework on tourism in a general context and on Rural Tourism. Then it will be proceeded to a market analysis in order to be defined later a development strategy and the implementation policies. In a final phase, it will be analyzed the economic and financial viability of the investment project.
The concept developed in the project, aims to provide an authentic experience by developing an offering, enhanced by the distinctive culture, heritage and history of the region. The project also aims to create value for the region, since it creates jobs, generates revenue and disseminates the attractiveness of that region.
This study showed that, despite the crisis context, the development of a strategic management enables the creation of viable businesses that produces benefits for the various stakeholders.