Título
The adaptability of companies in the automotive sector to the ban on internal combustion vehicles in Europe from 2035
Autor
Nóvoa, Gonçalo Pereira Alves Sampaio da
Resumo
pt
A presente dissertação explora um tema de grande atualidade, com presença quase diária na
imprensa e nas preocupações dos cidadãos. Embora a questão da adaptabilidade das empresas
à mudança, respeite a uma diversidade de áreas de investigação, centrei o meu estudo num
domínio intensamente afetado – o Setor Automóvel –, por ser uma área que me suscita
particular interesse.
A perceção de que, a nível mundial, há uma mudança rápida a ocorrer na mobilidade e
transporte, aliada ao facto de as empresas do setor automóvel e de mobilidade precisarem de se
adaptar prontamente às necessidades do mercado, determinaram o meu interesse na
investigação do tema.
Este trabalho visa identificar os fatores que condicionam a adaptabilidade das empresas
do sector automóvel ao novo paradigma, que surgirá em 2035. O objetivo do estudo é a análise
da relação entre comportamento de cidadania organizacional, motivação intrínseca,
comportamento criativo, comportamento de voz focado no problema e construções de
compromisso afetivo e variáveis demográficas tais como idade, nível de educação e
permanência no emprego.
Resultou deste estudo a avaliação da reação, adaptações e inovações adotadas pelas
empresas do setor automóvel. O estudo baseia-se num questionário organizacional, respondido
por 64 trabalhadores de empresas portuguesas do setor automóvel, através de Microsoft Forms.
Este estudo organiza-se em duas partes: na primeira, apresento o quadro teórico,
caracterizo a inovação e a adaptabilidade, a relação entre estes dois fatores e a análise do caso
no Setor Automóvel; na segunda parte, apresento o estudo empírico recolhido no questionário
acima referido.
en
This dissertation explores a topic of great actuality, with an almost daily presence in the press
and on people’s minds. Although the adaptability of companies to change is a diverse research
area, the study focuses on an intensely affected domain, the Automotive Sector, for being an
area that raised my particular interest.
The realisation that there is a rapid change occurring in the world’s mobility and
transportation, allied to the fact that companies in the automotive and mobility sector need to
reshape to fit the market needs promptly, is what attracted me to investigate this theme.
This paper aims to identify the factors that condition the adaptability of companies in
the automotive sector to the new paradigm that will emerge in 2035. For this reason, the study’s
objective is to analyse the relationship between organisational citizenship behaviour, intrinsic
motivation, creative behaviour, problem-focused voice behaviour and affective commitment
constructs and demographic variables such as age, level of education and job tenure.
This study assessed the reactions, adaptations, and innovations adopted by companies
in the automotive sector. The study is based on an organisational questionnaire answered by 64
workers in Portuguese companies in the automotive sector through a Microsoft Forms link.
This study is organised in two parts: in the first, I present the theoretical framework, I
characterise innovation and adaptability, the relationship between these two factors and the
analysis of the case in the Automotive Sector; In the second part, I present the empirical study
collected from the questionnaire above mentioned.