Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Employer attraction factors in healthcare professionals: Contrasting instrumental and symbolic attributes

Autor
Silva, Daniela Sousa
Resumo
pt
As dificuldades na atração de novos talentos e na retenção dos atuais colaboradores na área da saúde estava já documentada, mas agravou-se com a crise de saúde pública. As mudanças reportadas apontam no sentido de uma maior valorização da dimensão simbólica ainda que em detrimento da dimensão instrumental. A marca de empregador foi uma das respostas eficazes para lidar com o desafio identificado, mas não se identificou ainda em que medida, as mudanças decorrentes da crise intensa vivida no meio hospitalar, se terão traduzido numa maior importância relativa da dimensão simbólica face à instrumental. Com base numa amostra composta por 177 profissionais de saúde, o presente estudo visa identificar os preditores da atratividade organizacional deste hospital dentre as dimensões da marca de empregador. Os resultados mostram que entre os preditores, quer os instrumentais quer os simbólicos detêm magnitude similar. Conclui-se que alguns elementos expectáveis e atribuídos ultimamente como causas emergentes não operam no caso deste hospital.
en
The difficulties in attracting new talents and retaining current employees in the healthcare organizations were already documented but worsened with the public health crisis. The reported change highlights a greater appreciation of the symbolic dimension, even at the expenses of the instrumental one. The employer branding was one of the effective responses to deal with the identified challenge, but we have not yet identified to what extent the changes resulting from the intense crisis experienced in the hospital environment have translated into a greater relative importance of the symbolic dimension compared to the instrumental one. Based on a sample composed of 177 healthcare professionals, this study aims to identify the predictors of organizational attractiveness of this hospital among the dimensions of employer branding. The results show that among the predictors, both the instrumental and symbolic ones hold similar magnitude. It is concluded that some elements that would be expected to emerge, that have been lately taken as emerging causes of the shift do not operate in the case of this hospital.

Data

10-jan-2023

Palavras-chave

Proposta de valor
Employer branding
Organizational attractiveness
Marca de empregador
Atratividade organizacional
Atração
Attraction
Employee value proposition
Instrumental-symbolic dimension
Dimensão instrumental-simbólica

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo