Título
Atratividade organizacional numa empresa familiarmente responsável: Uma abordagem estratégica à responsabilidade social corporativa na CUF
Autor
Gomes, Marta Sofia Martins
Resumo
pt
Face ao contexto atual do mercado laboral, têm surgido diversas alterações nas metodologias e ferramentas de trabalho, com impacto direto para as organizações, para as pessoas que as constituem e para os seus candidatos.
A Responsabilidade Social Corporativa tem alcançado largos desenvolvimentos na realidade das empresas, sendo um fator importante de retenção para os seus colaboradores, e de atração para os candidatos.
As preocupações com os trabalhadores e restante comunidade têm sido marcadas por vários desenvolvimentos no que são as políticas e práticas implementadas pelas empresas, de forma a contribuir para o aumento do bem-estar organizacional.
Para além desta preocupação, num mercado de trabalho altamente competitivo, as empresas começam a utilizar estratégias de diferenciação, para potenciar o seu nível de atratividade no mercado laboral. Consequentemente, quanto maior for a panóplia de benefícios e práticas associadas à responsabilidade social, mais atrativa será a organização para os candidatos, aumentando o seu Employee Value Proposition.
No caso aplicado à Empresa CUF, inserida no Grupo José de Mello, a organização diferencia-se por ser certificada como Empresa Familiarmente Responsável, aplicando várias políticas e práticas que permitem aos seus trabalhadores um equilíbrio favorável entre o trabalho e a sua vida pessoal e familiar.
Deste modo, este projeto pretende compreender a forma como os colaboradores recém-admitidos valorizam a certificação enquanto Empresa Familiarmente Responsável, através dos seus benefícios. Com o objetivo de melhorar a sua proposta de valor para futuros candidatos, enfatizando as suas políticas enquanto entidade familiarmente responsável, será abordada uma proposta de intervenção aplicada à CUF.
en
Given the current context of the job market, there have been a number of changes in working
methods and tools, with a direct impact on organizations, the people who make them up and
their candidates.
Corporate Social Responsibility has made great strides in the reality of companies and is
an important factor in retaining employees and attracting candidates.
Concerns about employees and the rest of the community have been marked by various
developments in the policies and practices implemented by companies in order to contribute to
increasing organizational well being.
In addition to this concern, in a highly competitive job market, companies are beginning to
use differentiation strategies to boost their attractiveness in the job market. Consequently, the
greater the range of benefits and practices associated with social responsibility, the more
attractive the organization will be to candidates, increasing its Employee Value Proposition.
In the case applied to the CUF Company, part of the José de Mello Group, the organization
stands out for being certified as a Family Responsible Company, applying various policies and
practices that allow its employees a favorable balance between work and their personal and
family lives.
In this way, this project aims to understand how newly hired employees value certification
as a Family Responsible Company, through its benefits. With the aim of improving its value
proposition to future candidates by emphasizing its policies as a family responsible entity, an
intervention proposal applied to CUF will be addressed.