Título
Employer branding in the Portuguese navy
Autor
Albano, Nelson Miguel da Glória
Resumo
pt
A mudança do regime de serviço militar obrigatório para o serviço profissional voluntário modificou o paradigma de recrutamento para as instituições militares que gerou carência de recursos humanos associados. Construir uma marca de empregador positiva tornou-se um activo crítico que garante a atração e retenção de indivíduos qualificados.
Com base no modelo de Lievens et al., (2005), este estudo testou com uma amostra de 173 jovens que preenchem os requisitos para se candidatarem à Marinha, um modelo mediado sequencial entre a familiaridade e a atratividade de empregador através das características organizacionais e da personalidade de marca.
Depois de testar a qualidade psicométrica das medidas, foram testados os efeitos indiretos sequenciais utilizando o Process. Algumas mediações sequenciais foram encontradas, nomeadamente para a dimensão social, estrutura e viagens e, na globalidade, os resultados sugeriram a existência de uma mediação robusta da familiaridade com a Marinha para a atratividade através da personalidade de marca.
Os resultados são discutidos à luz da teoria e realizam-se sugestões com o intuito de alavancar a atratividade através da marca de empregador.
en
The shift from the compulsory military service to the voluntary professional regime changed the staffing paradigm for military institutions, that led to shortage of human resources to join their ranks. Building a positive employer brand became a critical asset to guarantee the attraction and retention of qualified personnel.
Drawing from Lievens et al., (2005) model, this study tests with a sample of 173 young individuals that fulfil the requirements to apply for the Navy a sequentially mediated model between familiarity and employer attractiveness via organizational characteristics and brand personality.
After testing for psychometric quality of the measures the indirect sequential effects were tested using Process. Some sequential mediations were found, namely for social, structure and travel and overall, findings suggest a robust mediation from Navy familiarity to Navy attractiveness through brand personality.
Results are discussed at the light of the theory and suggestions made as regards leveraging attractiveness through employer branding.