Título
Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
Autor
Carvalho, João David Silva
Resumo
pt
O aumento de utilizadores de internet, o consumo de vinho cada vez maior em Portugal
e a necessidade de dinamização do mercado de vinhos em Portugal, foram os três fatores
primordiais para a criação deste projeto. A escolha da estrutura da tese recaiu num plano
de negócio, de forma a poder apresentar uma solução inovadora, para uma oportunidade
identificada pelo autor.
Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do plano de negócio Wine On, que
pressupõe a criação de um serviço de procura e de comercialização de vinhos online, que
consiga ao mesmo tempo, ajudar o consumidor final a perceber e a conhecer mais sobre
os vinhos produzidos em Portugal, e ao mesmo tempo, fomentar e potenciar a divulgação
e comercialização dos vinhos portugueses em Portugal.
O projeto está dividido em oito capítulos, sendo que apresenta em primeiro lugar uma
revisão bibliográfica, de modo a ser orientado de acordo com a análise situacional e
principais tendências e padrões de consumo. De seguida, tem lugar a descrição do novo
negócio, definição dos testes da proposta de valor, respetiva análise interna e competitiva
de mercado, e construção estratégica da empresa. Por fim, segue-se a definição das
políticas de implementação, os requisitos de implementação, e a análise e avaliação
financeira do projeto, num horizonte temporal de cinco anos.
Para analisar a viabilidade financeira do projeto recorreu-se aos principais critérios de
avaliação de investimentos, que são o VAL, a TIR e o Payback Period. Após essa análise,
foi efetuada uma análise de sensibilidade com o objetivo de verificar a volatilidade dos
resultados do projeto em função das variáveis-chave do negócio.
en
The internet users increase, the growing of wine consumption in Portugal and the need to
boost the wine market in Portugal, were the three primary consumption factors for the
creation of this project. The choice of a thesis structure was based on a business plan, in
order to present an innovative solution for an opportunity identified by the author.
This was the starting point for the development of the Wine On business plan, which aims
to search for an online wine creation service, help the final consumer to understand and
learn more about wines in Portugal, and also help to promote and enhance the
dissemination of Portuguese wines in Portugal.
The project is divided into eight chapters, with a literature review being presented first,
in order to be guided according to the situational analysis, main trends and consumption
patterns. Right after that, takes place the description of the new business, the tests
definition of the value proposition, the respectively internal and competitive market
analysis, and the strategic construction of the company. Finally, there is the definition of
implementation policies, implementation requirements, and evaluation of the financial
project, over a five-year horizon.
To analyze the financial viability of the project, was used the three main investment
evaluation criteria’s, which are the VAL, the IRR and the Payback Period. After this
analysis, a sensitivity analysis was carried out in order to verify the volatility of the
project's results in terms of key business variables.