Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online

Autor
Carvalho, João David Silva
Resumo
pt
O aumento de utilizadores de internet, o consumo de vinho cada vez maior em Portugal e a necessidade de dinamização do mercado de vinhos em Portugal, foram os três fatores primordiais para a criação deste projeto. A escolha da estrutura da tese recaiu num plano de negócio, de forma a poder apresentar uma solução inovadora, para uma oportunidade identificada pelo autor. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do plano de negócio Wine On, que pressupõe a criação de um serviço de procura e de comercialização de vinhos online, que consiga ao mesmo tempo, ajudar o consumidor final a perceber e a conhecer mais sobre os vinhos produzidos em Portugal, e ao mesmo tempo, fomentar e potenciar a divulgação e comercialização dos vinhos portugueses em Portugal. O projeto está dividido em oito capítulos, sendo que apresenta em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, de modo a ser orientado de acordo com a análise situacional e principais tendências e padrões de consumo. De seguida, tem lugar a descrição do novo negócio, definição dos testes da proposta de valor, respetiva análise interna e competitiva de mercado, e construção estratégica da empresa. Por fim, segue-se a definição das políticas de implementação, os requisitos de implementação, e a análise e avaliação financeira do projeto, num horizonte temporal de cinco anos. Para analisar a viabilidade financeira do projeto recorreu-se aos principais critérios de avaliação de investimentos, que são o VAL, a TIR e o Payback Period. Após essa análise, foi efetuada uma análise de sensibilidade com o objetivo de verificar a volatilidade dos resultados do projeto em função das variáveis-chave do negócio.
en
The internet users increase, the growing of wine consumption in Portugal and the need to boost the wine market in Portugal, were the three primary consumption factors for the creation of this project. The choice of a thesis structure was based on a business plan, in order to present an innovative solution for an opportunity identified by the author. This was the starting point for the development of the Wine On business plan, which aims to search for an online wine creation service, help the final consumer to understand and learn more about wines in Portugal, and also help to promote and enhance the dissemination of Portuguese wines in Portugal. The project is divided into eight chapters, with a literature review being presented first, in order to be guided according to the situational analysis, main trends and consumption patterns. Right after that, takes place the description of the new business, the tests definition of the value proposition, the respectively internal and competitive market analysis, and the strategic construction of the company. Finally, there is the definition of implementation policies, implementation requirements, and evaluation of the financial project, over a five-year horizon. To analyze the financial viability of the project, was used the three main investment evaluation criteria’s, which are the VAL, the IRR and the Payback Period. After this analysis, a sensitivity analysis was carried out in order to verify the volatility of the project's results in terms of key business variables.

Data

17-jan-2023

Palavras-chave

Strategy
Internet
Estratégias
Comércio eletrónico -- E-commerce
Plano de negócio -- Business plan
Vinho -- Wine

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo