Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de negócios: Boom

Autor
Bispo, João Gil Paiva
Resumo
pt
A presente dissertação de mestrado apresentada sob a forma de um Plano de Negócio pretende expressar a viabilidade económica e financeira de uma ideia inovadora a implementar em Portugal. A Boom, o nome pelo qual foi batizada, pretende ser uma aplicação de referência no mercado nacional para quem procure transportes de mercadorias de uma forma rápida e a um preço acessível, funcionando como intermediária entre o prestador do serviço e indivíduos ou empresas que necessitem desse serviço, independentemente da sua distribuição geográfica ou especificidades de transporte. Numa única aplicação o utilizador poderá reunir variados transportadores, perceber a sua avaliação pelos outros utilizadores e usufruir de um preço competitivo, dado que a plataforma, para quem presta o serviço, será uma mais-valia na otimização de rotas. De forma a projetar o Plano de Negócio e a ir ao encontro da perceção da viabilidade do projeto, ao longo deste trabalho, serão realizadas análises internas, percecionando as oportunidades que possam surgir dos recursos que o projeto tem, e análises externas a fim de percecionar a atuação no mercado pelos restantes players, reajustando assim a estratégia e a forma de implementação do negócio. O plano desenvolvido conta com um suporte científico pela recolha de informação e sustentação das análises realizadas, bem como uma análise económica e financeira traduzida na projeção de cash flows futuros, avaliação do negócio, perspetivas de resultados e posições financeiras do projeto. A Boom apresenta um Valor Atual Líquido positivo e a análise dos indicadores financeiros reforçou a robustez do plano.
en
This master's thesis, presented in the form of a business plan, aims to express the economic and financial viability of an innovative idea to be implemented in Portugal. Boom, the name it was given, aims to become a leading application in the national market for those seeking fast and affordable freight transport, acting as an intermediary between service providers and individuals or companies in need of this service, regardless of their geographical location or transport specificities. In a single application, users will be able to access various carriers, see how they are rated by other users, and benefit from competitive pricing, as the platform will be an asset for service providers in optimizing routes. To design the business plan and assess the project's viability, both internal and external analyses will be conducted throughout this work. Internal analysis will focus on assessing the opportunities arising from the project's resources, while external analysis will evaluate how competitors are performing in the market, allowing for adjustments in strategy and business implementation. The plan developed is supported by scientific research, including the collection and analysis of relevant information, as well as an economic and financial analysis reflected in the projection of future cash flows, business valuation, and the outlook for results and financial positions. Boom shows a positive Net Present Value, and the analysis of financial indicators has strengthened the robustness of the plan.

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
Plano de negócio -- Business plan
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo