Título
Marketing plan: The launching of a tourism agency for the surf market
Autor
Carvalhas, Tomás
Resumo
pt
A Internet mudou a forma como as pessoas interagem e comunicam. Os Marketers rapidamente identificaram o potencial deste canal e rapidamente o adaptaram para finais comerciais. A popularidade crescente do e-commerce é consequência do sem número de oportunidades que a Internet tornou possível. As empresas são forçadas a lidar com esta nova realidade que, não podem ignorar, e a melhorarem as suas próprias capacidades para vendas e marketing dentro deste contexto.
O e-commerce mudou significativamente a indústria do turismo e, agora, o mercado online representa um valor que nunca teve. A internet disponibilizou aos fornecedores ferramentas e novas formas de vender mas, ainda mais importante, possibilitou o aparecimento de e-mediaries. As e-mediaries são empresas que têm o papel de intermediário na cadeia de distribuição, no entanto, só operam no mercado online, como por exemplo, as agências de turismo online.
Decidi desenvolver a minha tese de mestrado em marketing com o cenário em mente descrito em cima. O projeto consiste na construção de um plano de marketing para uma agência de turismo online. A ideia é de criar, do ponto de vista de marketing, uma agência moderna que opere somente no mercado online. Tendo em conta o interesse crescente pelo cluster mar e a sua relevância estratégica, decidi direcionar a agência de turismo para um mercado em específico – o turismo de surf.
en
Internet changed the way people interact and communicate. Marketers soon realized its potential and started using it for business purpose. E-commerce growing popularity is a consequence of the endless business opportunities internet has made possible. Firms are being forced to explore this new reality, which they cannot ignore, and to enhance their own marketing and selling capabilities within this context. E-commerce has significantly changed the Tourism Industry and now the online market represents more value then ever. It has provided suppliers with new tools and new ways to sell more but more importantly it has contributed to the growth of e-mediaries which are companies that act as intermediaries in tourism and have their operations exclusively online, as for an example, online tourism agencies. This was developed in the context of master thesis and with this scenario in mind. The project consists in a Strategic Marketing Plan for an online tourism agency. The idea is to create, from the marketing point-of-view, a modern travel agency which operates solely in the online market. Regarding the increasing interest for the sea cluster and its strategic relevance, I thought it would be of interest to direct the online agency for one specific kind of tourism - the surf tourism.