Título
Acolhimento e integração presencial "vs" online: Relação com a satisfação, motivação, engagement e intenção de saída
Autor
Câmara, Margarida Maria Cabral Moncada Bettencourt
Resumo
pt
O presente estudo teve como principal objetivo determinar o efeito que o formato do processo de acolhimento e integração (online, presencial ou híbrido) tem na intenção de saída dos novos colaboradores, por meio do grau de satisfação com o processo, da
motivação e do engagement, tendo-se recorrido a uma metodologia quantitativa, através de um questionário aplicado a uma amostra composta por 136 sujeitos que foram admitidos numa organização desde março de 2020 e que tenham experienciado trabalho online.
Os resultados evidenciariam que o grau de satisfação com o processo de acolhimento e integração, o engagement e a motivação têm uma relação negativa com o a intenção de saída, sendo a que a motivação não é uma variável explicativa da mesma.
Verificou-se ainda a existência de diferenças associadas aos três tipos de processo de acolhimento e integração no grau de satisfação para com o processo, no engagement, na motivação e na intenção de saída.
Concluiu-se que que os sujeitos que integraram uma organização no formato híbrido, são aqueles que se encontram mais satisfeitos com o processo, estão mais motivados, mais engaged, e apresentam uma menor intenção de saída, pelo que que as organizações devem optar pelo formato híbrido no momento de acolhimento e integração de um novo colaborador.
en
The main objective of the present study was to determine the effect that the format of the onbording process (online, presential or hybrid) has on the intention to leave of new employees, through the level of satisfaction with the process, motivation and engagement, having used a quantitative methodology, through a questionnaire applied to a sample
composed of 136 subjects that were hired by an organization since March 2020 and that have experienced online work.
The results show that the level of satisfaction with the onbording process, engagement and motivation have a negative relationship with the intention to leave, and that motivation is not an explanatory variable. We also verified the existence of
differences associated with the three types of onbording in the degree of satisfaction with the process, in engagement, in motivation, and in the intention to leave.
It was concluded that the individuals who integrated an organization in the hybrid format are those who are more satisfied with the process, are more motivated, more engaged, and have a lower intention to leave, so organizations should adopt the hybrid format when integrating a new employee.