Título
A evolução da norma ISO 9001 de 1994 para 2015
Autor
Martins, Marisa Sofia Pinto
Resumo
pt
Uma vez que a filosofia da gestão da qualidade se encontra espelhada na ISO 9001, é
necessário compreender que evolução decorreu desde a sua primeira atualização (1994) até à
mais recente (2015), de forma a estudar o desenvolvimento que a norma e consequentemente
a qualidade e o mundo sofreram ao longo destes anos. Para isso, realizou-se uma análise
qualitativa e interpretativa das normas ISO 9001:1994 e ISO 9001:2015 publicadas, uma vez
que se pretende interpretar, compreender e explicar a mensagem contida nas mesmas, após
uma pesquisa bibliográfica dos principais autores da qualidade. A recolha de dados foi
realizada através dos sites públicos referentes às normas internacionais e nacionais
correspondentes e guias orientadores que os acompanham.
A partir desta análise, pode verificar-se que os pontos que mais evoluíram de uma versão para
a outra foram: forma de abordar o sistema de gestão da qualidade, conceito de processos,
liderança (estratégia e risco), foco no cliente, conceito de stakeholders e envolvimento dos
colaboradores.
Ao alinhar a sua política com os objetivos do sistema de gestão da qualidade, incluir uma
abordagem por processos integrada e o pensamento baseado no risco, no ciclo de melhoria
contínua e potenciando um maior envolvimento da liderança e dos colaboradores, a ISO
9001:2015 está agora mais consistente para o futuro, pois traz às organizações: uma maior
capacidade de entregar valor às partes interessadas, cada vez mais exigentes e adaptar-se aos
desafios complexos que surgem no mundo dos negócios mais global e em constante mudança.
en
Since quality management philosophy is in ISO 9001, it is necessary to understand what
evolution took place from its first revision (1994) to the most recent (2015), to study the
development that the norm and consequently the quality and the world have had over these
years. For this, a qualitative and interpretative analysis of the published ISO 9001:1994 and
ISO 9001:2015 norms was conducted, because it is intended to interpret, understand and
explain the message contained in them, after bibliographic research of the main authors of
quality. Data collection was conducted through public international and national
corresponding standards websites and supplementary guides.
From this analysis, the points that most evolved from one version to the other were: way of
approaching the quality management system, process concept, leadership (strategy and risk),
customer focus, stakeholder concept and employee involvement.
By aligning its policy with the objectives of the quality management system, including an
integrated process approach and risk-based thinking, in the continuous improvement cycle,
encouraging a powerful involvement of leadership and employees, ISO 9001:2015 is now
more consistent for the future, because it brings to the organizations: a greater ability to give
value to the various stakeholders that are increasingly demanding; and adapt to the complex
challenges and more global business world that is constantly changing.