Título
"E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?": As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário
Autor
Alves, David Branquinho
Resumo
pt
Os currículos escolares são o “produto” conceptual de um quadro socioeconómico, político e cultural. É, por isso, importante perceber de que forma é que o currículo se operacionaliza e dialoga com o seu “público-alvo”, os estudantes, na sua diversidade. A disciplina de português é um exemplo relevante no que diz respeito à relação entre os programas curriculares da mesma e os desafios pedagógicos que advêm das complexidades multiculturais na sociedade portuguesa. Realizámos uma análise, através dos discursos oficiais e programas curriculares, ao ensino literário dos programas escolares da disciplina de português dos doze anos de escolaridade obrigatória, e das variantes opcionais a partir do ensino secundário: de literatura portuguesa e de literatura de língua portuguesa. Procurámos perceber como estão organizados os conhecimentos nos programas curriculares em questão, analisando o perfil de obras e autores escolhidos e procurando compreender de que forma representam a língua portuguesa, e o que essa seleção diz do currículo e da sociedade que o constrói. Concluímos que existe uma incongruência na relação entre os discursos oficias sobre a representação da diversidade cultural, das políticas educativas, e a materialização desses intuitos nos programas curriculares, e na educação literária de língua portuguesa.
en
The scholar curriculum is a conceptual “product” of a socioeconomical, political and cultural, context. It is important to understand how the curriculum works and speaks in relation with its “target audience”, the students. The discipline of portuguese language is a relevant example to work with, particularly in the relationship between their curricular programs and the pedagogical challenges that result from the multicultural complexities in the portuguese society. We carried out an analysis, through official discourses and curricular programs, of the literary education in the school programs of portuguese language, in the course of the mandatory twelve years of school, and the optional literature courses in high school: those being, portuguese literature, and portuguese literature. With this, we seek to understand how the knowledge is organized in the curriculum, how the authors and their works are selected to represent the portuguese language, and what that says of the curriculum and the society that builds it. We concluded that there is an inconsistency in the relation between official discourses on the representation of cultural diversity, in educational policies, and the materialization of these purposes in the actual curricular programs, and their literary education of portuguese language.