Título
Análise dos significados associados à reforma na perspectiva da teoria do nível de abstracção
Autor
Fernandes, Luísa Jerónimo
Resumo
pt
Este trabalho pretende abordar os significados de reforma na perspectiva da Teoria do Nível de Abstracção, com o objectivo de gerar uma tipologia dos significados de reforma e esclarecer a relação entre distância psicológica à reforma e construção dos significados de reforma, optimismo face à reforma, expectativa de problemas na reforma e visualização de reforma. Os dados usados foram retirados de um inquérito sobre Atitudes face à reforma aplicado a uma amostra representativa da população adulta portuguesa residente no Continente, de onde foram extraídos 800 indivíduos, aleatoriamente.
O estudo permitiu a construção de uma tipologia dos significados de reforma assente em três vectores, a conceptualização categorial (que remete para os domínios da vida do sujeito), a conceptualização desenvolvimentista (a reforma é uma fase do ciclo de vida do sujeito) e a conceptualização avaliativa (ganhos versus perdas). As análises factoriais encontraram dois factores, independentemente da idade (distância temporal), um associado aos ganhos da reforma, outro às perdas. As análises correlacionais e de variância, e de acordo com a CLT, observaram que os participantes mais distantes psicologicamente da reforma detém categorias mais inclusivas e nucleares da reforma; representações mais optimistas e positivas da reforma, não se conseguindo demonstrar o contrário; menor expectativa de problemas na reforma e menor visualização da reforma. O estudo confirmou ser um importante contributo para a compreensão dos significados de reforma com potencial de aplicação ao estudo do planeamento e comportamentos de poupança para a reforma, satisfação ou bem-estar.
en
The present study aims to approach the meanings of retirement on the Construal Level Theory perspective. Using data from 800 participants of a random representative Portuguese sample used on a more extensive inquiry about Attitudes toward retirement, two specific goals were set, to generate an organizing typology of the meanings of retirement according to existing literature and to understand the relationship between psychological distance to retirement and the construction of retirement meanings, optimism toward retirement, retirement problems expectation and retirement visualization.
A tripartite typology of retirement meanings was created, translated into three categories: a categorical conceptualization (concerning the life domains of the participant), a development conceptualization (in which retirement is seen as phase of the individual lifecycle) and an evaluative conceptualization (gains versus losses).
The factor analysis found two factors, independent of age (temporal distance), one associated with perceived retirement gains and the other with perceived retirement losses. The correlation and variance analysis, and according to CLT, demonstrated that the most psychological distant participants hold more nuclear and inclusive categories of retirement meanings; are more optimistic towards retirement; have less retirement problems expectation and present less retirement visualization.
The study constitutes an important contribution to the retirement meanings comprehension, holding a great empirical potential to the study of retirement planning, retirement savings behavior, retirement satisfaction and subjective well-being.