Título
Increasing brand awareness in-company project: How can a foreign insurance company increase brand awareness in China? A plan for Allianz
Autor
Silva, Laura Margarida Nascimento
Resumo
pt
Esta tese é um projeto-empresa, em colaboração com Allianz China Insurance Holding Co, uma
empresa de seguros que entrou na China como Allianz China Life Insurance através de uma joint
venture onde tornou-se na primeira empresa de seguros de vida integralmente estrangeira na China.
Sendo uma empresa estrangeira, num país como a China, aumentar a notoriedade perante os
consumidores Chineses leva tempo e tem as suas peculiaridades. Além disso, COVID-19 apareceu e os
canais digitais tornaram-se uma das únicas maneiras através da qual as empresas viriam a conseguir
comunicar e interagir com os seus consumidores.
Atualmente, devido ao cenários competitivo, as empresas que conseguem atingir um nível de
notoriedade alto ganha e é escolhida pelos consumidores. Deste modo, Allianz como uma marca,
sendo uma empresa estrangeira e entrando no mercado Chinês, tem tido dificuldade em ganhar
notoriedade no mercado segurador. Adicionalmente, o facto dos seguros serem um serviço intangível,
os consumidores precisam de conhecer a marca, os seus valores de forma a ganharem confiança na
empresa e a querem comprar os serviços da mesma.
Após o reconhecimento do problema, perceber os objetivos da empresa, a revisão da
literatura e algumas analises foram feitas de modo a chegar a uma conclusão sobre um possível plano
em como a Allianz poderá aumentar a notoriedade. Desta maneira, foi sugerido aumentar os esforços
na memorabilidade da marca, exposição do logo, publicidade e distribuição como também os
patrocínios. Todos estas medidas sendo complementares aos esforços que já estão a ser feitos à data
de hoje.
en
This thesis is an in-company project in collaboration with Allianz China Insurance Holding Co, an
insurance company that entered China as Allianz China Life Insurance with a joint venture and has
recently become the first wholly foreign-owned life insurance company in China. Being a foreign
company in a country like China, gaining the awareness of Chinese consumers takes time and has its
peculiarities. In addition, COVID-19 came and digital channels became one of the only ways companies
could contact their audience.
Nowadays, due to the competitive environment, companies with the highest level of brand
awareness among consumers win and are chosen. Thus, Allianz as a brand, being a foreign-owned
company entering a competitive environment, has been struggling to gain awareness within the
insurance industry. Additionally, the fact that insurance products are services and thus intangible
assets, consumers need to be aware of the brand and its values to build trust throughout possible
consumers for them to purchase or consider your brand as the one they will choose.
After recognizing the problem and understanding the company's objectives, a literature
review was executed, and various analyses were made in order to conclude a possible plan on how to
increase the brand awareness of Allianz. Consequently, it was suggested to increase efforts in the
memorability of the brand, exposure of the Allianz logo, efforts on advertising, and the distribution
and sponsorship of events. All these efforts complement what is already being done by the company
to date.