Título
How visual merchandising influences generation Z purchasing behavior in a retail store
Autor
Aires, Matilde Vitorino
Resumo
pt
O contexto competitivo das marcas e dos retalhistas tem vindo a gerar a necessidade de otimizar
estratégias e planos que levem o consumidor a comprar mais. Através de elementos de Visual
Merchandising é possível levar o consumidor a comprar determinado produto ou marca, mesmo
que essa compra não seja planeada. Ainda assim, diferentes gerações apresentam diferentes
necessidades, e por isso exigem estratégias distintas. Este estudo tem como principal objetivo
analisar o efeito de elementos de Visual Merchandising na tendência de compra por impulso da
Geração Z, através da análise das seguintes variáveis: Layout de Loja, Cores, Iluminação,
Promoções de Loja, Ambiente de Loja, e Interações com Empregados. Foi efetuada uma revisão
de literatura focados nos variáveis em análise, bem como no comportamento do consumidor, e
nas características de Geração Z. Posteriormente, foram formuladas e testadas nove hipóteses
através de um questionário online, que resultou num total de 206 respostas por parte da Geração
Z, e que procurava entender qual a perceção do consumidor destes elementos no seu
comportamento de compra por impulso. Os resultados obtidos relevaram que as Promoções de
Loja, e o Ambiente de Loja têm um efeito positivo no comportamento de compra por impulso
de Geração Z, enquanto a Iluminação apresenta um efeito negativo. O Layout de Loja também
apresenta efeito na tendência de compra por impulso desta geração, mas apenas na presença do
efeito mediador do Ambiente de loja.
en
The competitive context of brands and retailers has been generating the need to optimize
strategies and plans that lead the consumer to buy more. Through Visual Merchandising
elements it is possible to lead the consumer to buy a certain product or brand, even if this
purchase is not planned. Still, different generations have different needs, and therefore require
different strategies. This study's main objective is to analyze the effect of Visual Merchandising
elements in the impulse buying tendency of Generation Z, through the analysis of the following
variables: Store Layout, Colors, Lighting, In-store Promotions, Store Ambience, and
Salesperson Interactions. A literature review was conducted focusing on the variables under
analysis, as well as on consumer behavior, and the characteristics of Generation Z.
Subsequently, nine hypotheses were formulated and tested through an online questionnaire,
which resulted in a total of 206 responses from Generation Z, and sought to understand the
consumer's perception of these elements in their impulse buying behavior. The results obtained
revealed that In-store Promotions and Store Ambiance have a positive effect on the impulse
buying behavior of Generation Z, while Lighting has a negative effect. Store Layout also has
an effect on the impulse buying tendency of this generation, but only in the presence of the
mediating effect of Store Ambiance.